A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre informa que diversas unidades de saúde estão com dificuldades em manter o pleno atendimento aos usuários nesta sexta-feira (16) após a passagem do ciclone extratropical.
• LEIA TAMBÉM: Governo do Rio Grande do Sul confirma uma morte em decorrência do ciclone que atingiu o Estado
Estão fechadas as unidades de saúde dos bairros Cristal, Morro dos Sargentos, Lami, Paulo Viaro, Laranjeiras, Esperança Cordeiro, Vila Elizabeth, Ilha da Pintada, Ipanema, totalizando nove unidades de saúde. A prefeitura informou que não há previsão de retorno às atividades normais nesta sexta. A maior parte das demais unidades de saúde enfrenta problemas de falta de energia elétrica ou internet, mas segue recebendo o público para escuta e orientação. O atendimento está restrito a casos agudos.
Já as unidades de saúde Modelo, Santa Tereza, Cruzeiro do Sul, Santa Marta, Graciliano Ramos, Divisa, São Gabriel e Aparício Borges, além da Farmácia Distrital Modelo e Farmácia Distrital Santa Marta estão funcionando normalmente.
A UPA Moacyr Scliar, na Zona Norte, registra queda da cerca externa, sem interferência no fluxo de atendimentos. A equipe de manutenção do Grupo Hospitalar Conceição foi acionada e está trabalhando no local.
O Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul está sem energia elétrica e problema no gerador nesta manhã. Segundo a prefeitura, a empresa de manutenção já foi acionada. O atendimento está restrito até o conserto do gerador. Os pacientes internos permanecem em atendimento. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que atua no local também está com atendimento restrito temporariamente.
O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) tem alagamentos em alas próximas às janelas e corredores, mas o atendimento segue normal.
Nos Pronto Atendimento Bom Jesus e Lomba do Pinheiro o atendimento segue normal, bem como o Hospital de Pronto Socorro (HPS), que funciona com gerador de energia desde 1h30min. O gerador tem energia para dois dias.