Atualizado às 9h23min
Várias prefeituras suspenderam as aulas na manhã desta sexta-feira (16) após a passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul. A chuva forte e as rajadas de vento que atingiram o Estado a partir da noite de quinta-feira (15) provocaram o transbordamento de rios em algumas cidades, alagamentos de rua e deixam mais de 400 mil pontos sem luz na manhã desta sexta. Entre as áreas afetadas estão a Região Metropolitana, Litoral e Vale do Paranhana.
• LEIA TAMBÉM: Quarto Distrito em Porto Alegre tem ruas e avenidas inundadas
A Secretaria Estadual da Educação suspendeu as aulas em toda a rede estadual de ensino do Litoral Norte e avalia adotar a medida em outras regiões.
Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Educação orientou as direções que avaliem pontualmente a situação de cada escola e suspendam as aulas, caso necessário.
Tramandaí suspendeu as aulas na rede municipal nesta sexta devido às condições climáticas. A administração municipal segue monitorando os alertas emitidos pela Defesa Civil e acompanhando todos os bairros de Tramandaí por meio das secretarias e Guarda Municipal. A prefeitura fará as atualizações sobre a situação das aulas na cidade por meio das redes sociais.
Maquiné, Cachoeirinha, Osório, Canoas são outras cidades que também cancelaram as aulas.
Maquiné, Cachoeirinha, Osório, Canoas são outras cidades que também cancelaram as aulas.
Em Rolante, no Vale do Paranhana, o Rio Rolante subiu e invadiu as ruas do centro da cidade. Já na madrugada a prefeitura informou a suspensão das aulas por meio das ruas redes sociais e as escolas avisaram os pais pelo WhatsApp.
A Faculdade de Arquitetura da Ufrgs na área central de Porto Alegre está sem eletricidade pois a subestação interna foi desligada preventivamente. Nos demais campus, a infraestrutura não apresenta problemas, segundo informou a assessoria de imprensa da Universidade.