Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

Clima

- Publicada em 16 de Junho de 2023 às 08:27

CEEE Equatorial e RGE trabalham para restabelecer energia; cerca de 418 mil pontos seguem sem luz

Fortes ventos derrubaram galhos e árvores sobre a fiação em vários pontos de Porto Alegre

Fortes ventos derrubaram galhos e árvores sobre a fiação em vários pontos de Porto Alegre


Evandro Medeiros/Arquivo Pessoal/JC
Atualizada às 12h18min
Atualizada às 12h18min
A passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul ainda deixa cerca de 418 mil pontos sem luz nesta sexta-feira (16). As fortes rajadas de vento atingiram várias áreas do Estado, principalmente a Região Metropolitana e Litoral, provocando alagamentos, queda de árvores e galhos e outros objetos sobre a fiação elétrica.

• LEIA TAMBÉM: Chuva aumenta em Porto Alegre com chegada de ciclone; final de semana será de sol

Na área da CEEE Grupo Equatorial, dos 386 mil clientes sem luz no início da manhã, o número passou para 350 mil no início da tarde. As regiões mais afetadas: Metropolitana (270 mil clientes sem energia) e Litoral Norte (74 mil). Os municípios mais impactados são Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Guaiba, Cidreira, Capão da Canoa, Mostardas e Imbé. 
A RGE atualizou as informações sobre pontos sem luz por volta de 11h. No início da manhã eram 74 mil clientes sem energia na área de atuação da empresa, caindo para 68 mil. "Neste momento as equipes trabalham para recompor o fornecimento a 68 mil clientes, principalmente nas regiões Metropolitana e Vale do Sinos, em cidades como Gravataí, São Leopoldo, Dois Irmãos, Esteio, Canoas, Novo Hamburgo e Cachoeirinha", diz o comunicado da RGE.

A empresa informa ainda, que algumas áreas estão alagadas, impedindo que seja realizado o restabelecimento da energia, por medida de segurança. A distribuidora destaca que sempre que há ventos fortes, as árvores de grande porte próximas à rede elétrica acabam provocando interferências no fornecimento de energia, trazendo riscos à população e podendo prejudicar serviços essenciais como fornecimento de água e hospitais. É importante ressaltar que essa preocupação vai além dos períodos chuvosos.
Segundo a CEEE, os prazos para a solução das ocorrências dependem da complexidade de cada caso. Para restabelecer o serviço, são necessários, em algumas ocasiões, o deslocamento e acesso de equipes às localidades com fornecimento interrompido, dificultados pelas próprias ocorrências, alagamentos e dificuldade de trânsito; atividades em parceria com outros órgãos públicos (Defesa Civil, órgãos municipais, Corpo de Bombeiros, etc.), já que alguns serviços prestados são interligados e envolvem várias atividades e o isolamento da área afetada, retirada de objetos e reconstituição de postes quebrados e de toda a rede elétrica.
A RGE lembra que não se deve tocar ou aproximar de qualquer equipamento elétrico pois não é possível saber se está energizado ou não. Para qualquer ocorrência com a rede elétrica a orientação é procurar a companhia de energia responsável.

Para acionar a CEEE 

Site: https://ceee.equatorialenergia.com.br/
Tel.: 0800 721 2333
Para falta de energia, SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia;
Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos).

Para acionar a RGE

SMS: Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
WhatsApp: (51) 9 9955.0002.
Site: www.rge-rs.com.br
App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS).
Call Center: 0800 970 0900