O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), irá apresentar nesta sexta-feira (14) mais uma etapa do Programa Mais Transporte. O chefe do executivo sinalizou nesta semana que anunciará, no evento, o novo valor da tarifa de ônibus de Porto Alegre, que atualmente está em R$ 4,80. Além disso, o prefeito deve detalhar os processos para a privatização da Carris.
O transporte público por ônibus de Porto Alegre tem passado por mudanças promovidas pela prefeitura. A mais facilmente percebida diz respeito à retirada dos cobradores de diversas linhas que cruzam a cidade. No final de março, mais 37 linhas deixaram de contar com os cobradores. Conforme a prefeitura, a mudança ocorre preferencialmente em viagens que tenham até 12 passageiros pagantes em dinheiro por sentido. O objetivo é reduzir custos do sistema.
Outra medida já anunciada deverá ocorrer no sistema de bilhetagem eletrônica dos coletivos. A prefeitura assinou no dia 28 de março um contrato de consultoria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para viabilizar o novo sistema de bilhetagem do transporte público da Capital. A bilhetagem eletrônica deveria estar sob gestão municipal, conforme determina lei municipal de 2016. No entanto, a gestão ainda é realizada pelas empresas privadas que operam o sistema.