Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

Saúde

- Publicada em 29 de Março de 2023 às 21:05

Anvisa suspende alimentos da marca Fugini após inspeção identificar falhas de higiene

Agência sanitária identificou falhas graves de Boas Práticas de Fabricação em fábrica da empresa

Agência sanitária identificou falhas graves de Boas Práticas de Fabricação em fábrica da empresa


Reprodução/Facebook/JC
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini. Os principais produtos fabricados pela empresa são molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostardas. A Fugini Alimentos Ltda. fica localizada na cidade de Monte Alto, em São Paulo. A medida preventiva foi aplicada nesta segunda-feira (27), após a realização de inspeção sanitária conjunta entre Anvisa, Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto (SP). Na ação foram identificadas falhas graves de Boas Práticas de Fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final. A Anvisa informa que a suspensão da fabricação ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos às Boas Práticas de Fabricação.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini. Os principais produtos fabricados pela empresa são molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostardas. A Fugini Alimentos Ltda. fica localizada na cidade de Monte Alto, em São Paulo.

A medida preventiva foi aplicada nesta segunda-feira (27), após a realização de inspeção sanitária conjunta entre Anvisa, Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto (SP). Na ação foram identificadas falhas graves de Boas Práticas de Fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final.

A Anvisa informa que a suspensão da fabricação ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos às Boas Práticas de Fabricação.
Além disso, a agência sanitária irá publicar, nesta quinta-feira (30), uma resolução específica para lotes de maioneses da marca Fugita. A nova medida proíbe a comercialização, distribuição e uso, e determina o recolhimento de todas as apresentações desta maionese com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale também para todos os lotes a vencer em dezembro de 2023 com numeração iniciada por 354.