Milhares de fiéis enfrentam forte calor em dia de devoção a Navegantes

Capital tem feriado nesta quinta-feira, devido ao dia da padroeira da cidade

Por Adriana Lampert

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes
O calor escaldante desafiou a fé de milhares de pessoas que participaram de mais uma Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, na manhã desta quinta-feira (2), em Porto Alegre. A data é feriado na Capital, devido ao dia que homenageia a padroeira afetiva da cidade. Com isso, serviços estão fechados, com operação apenas de essenciais, mas comércio funciona.
O ritual começou por volta das 7h, com missa celebrada por Dom Bertilo, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico. Logo depois, por volta das 8h25min, teve início a caminhada dos fiéis. O público era bastante diverso, e formado por idosos, famílias inteiras, jovens, crianças, e muitos bebês, carregados no colo ou em carrinhos protegidos do sol. 
Munido de flores para a santa, o aposentado Francisco Carlos Santana (67 anos) estava emocionado, ao lado do filho, Cristiano Pazetto (41).
Após o meio-dia, o evento continuou, com missa celebrada a partir das 13h, pelo padre Jaime Caspary; e apresentação do MTG, iniciada às 14h. Às 15h, é a vez do padre Luís Ricardo Xavier conduzir nova celebração eucarística, e às 17h a festa no Santuário se encerra com cerimônia de entronização de Nossa Senhora dos Navegantes.