Na quarta semana de divulgação do projeto Balneabilidade na temporada 2022/2023, as análises da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) apontam que o Rio Grande do Sul tem dois pontos impróprios para banho. Um deles é a Praia do Encanto, em São Jerônimo, no Rio Jacuí, e o outro o Balneário Rebelo em Tapes, na Laguna dos Patos.
No total, 90 locais são monitorados em 43 municípios gaúchos. Os avisos de local próprio ou impróprio ficam em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta e análise da água.
Em Porto Alegre, o
relatório realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) sobre a balneabilidade das praias do Extremo Sul aponta que todos os locais com amostras coletadas estão próprios para banho. Os seis pontos estão divididos entre os bairros Belém Novo e Lami.
Belém Novo
- Posto 1 (Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus): águas próprias para banho;
- Posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só): águas próprias para banho;
- Posto 3 (Praça do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça): águas próprias para banho.
Lami
- Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, nas imediações da segunda guarita de salva-vidas): águas próprias para banho;
- Posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas): águas próprias para banho;
- Posto 3 (avenida Beira Rio, em frente ao nº 510): águas próprias para banho.
Mesmo com status balneável, o
Lami preocupa devido a esgoto perto da praia. Se por um lado os banhistas visualizam avanços em determinadas áreas, como a instalação de aparelho de ginástica e chuveiros, por outro o esgoto a céu aberto gera preocupação entre os moradores, principalmente aqueles com filhos pequenos.