IBGE seleciona recenseadores no Rio Grande do Sul

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre novas vagas de recenseadores para o Censo 2022 no Rio Grande do Sul

Por JC

Celular do recenseador do IBGE com o aplicativo de entrevistas para o Censo 2022. O recenseador, Patrick Emanuel Miranda, durante sua primeiras saída para entrevistar a população para o censo demográfico 2022, na região central do Rio.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre novas vagas de recenseadores para o Censo 2022 no Rio Grande do Sul. A fim de agilizar as contratações, a entidade simplificou o processo para seleção de trabalhadores. Sendo assim, passa a aceitar o cadastro de microempreendedores individuais (MEIs) e aposentados do serviço público. O requisito mínimo de para atuar como recenseador é ter ensino fundamental completo.
Os interessados devem procurar um dos 366 postos de coleta, uma das 36 agências do Instituto no Estado ou a sede da superintendência estadual (avenida Augusto de Carvalho, 1.205, Porto Alegre).
Os recenseadores são remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. O IBGE disponibiliza um simulador para que os interessados possam estimar quanto irão receber.
Estimativa de remuneração do recenseador
O trabalho do recenseador não requer uma jornada diária fixa, ficando a critério dele definir o horário de trabalho. O IBGE recomenda 25 horas semanais, no mínimo, considerando-se o melhor momento para fazer contato com os moradores.
O valor da remuneração do recenseador é por produção e depende de alguns fatores, a saber:
- O tempo diário e semanal dedicado ao trabalho
- O grau de facilidade/dificuldade na abordagem aos domicílios
- Taxa definida pelo Superintendente Estadual e Coordenador Operacional em função do limite orçamentário e características do setor censitário
Para calcular o valor, é necessário incluir os dados da produção
- Taxa definida para o setor (informada pelo Supervisor)
- Unidades visitadas
- Pessoas recenseadas no questionário básico / Pessoas recenseadas no questionário da amostra
- Quantidade de questionários básicos
- Quantidade de questionários da amostra