Chama Crioula acesa em Porto Alegre marca início da Semana Farroupilha no RS

A Chama Crioula foi acesa pelo governador do Estado na manhã desta quarta-feira

Por JC

A Chama Crioula foi acesa pelo governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior
A Chama Crioula foi acesa, na manhã desta quarta-feira (14), em Porto Alegre, dando oficialmente início à Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul. Durante o evento, o governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior, acendeu a Chama no Piratini, e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, recebeu o archote com a centelha que inaugura a Semana Farroupilha no Paço Municipal. A Chama foi trazida por um grupo de cavalarianos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
O grupo percorreu o trajeto desde a 1ª Região Tradicionalista, passando pelo Palácio Piratini, Assembleia Legislativa, Brigada Militar até chegarem à Praça Montevidéo. A chama foi gerada em agosto deste ano, em Canguçu, e transportada por cavaleiros que percorreram as 30 regiões tradicionalistas do RS até a Capital. O símbolo foi aceso pela primeira vez em 7 de setembro de 1947. Em torno da chama, é construído um ambiente de reverência ao passado, de culto aos feitos e fatos e de reflexão sobre a sociedade.
Outras informações sobre os Festejos Farroupilhas, que conta com a colaboração do governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, estão disponíveis neste site.