Gravataí decreta situação de emergência; 31 escolas sofreram danos após temporal

No bairro Rincão, em torno de 40 casas foram destelhadas

Por JC

Os fortes ventos do temporal da noite de segunda-feira (15) derrubaram placas e causaram outros estragos em Gravataí
A prefeitura de Gravataí decretou situação de emergência após as fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento e granizo que atingiram o Rio Grande do Sul entre o final da tarde e a noite de segunda-feira (15). Segundo a Secretaria da Educação, 31 escolas do município sofreram graves avarias.
No bairro Rincão, em torno de 40 casas foram destelhadas. A Casa do Bem, que recebe moradores de rua à noite, ficou completamente destelhada. Cerca de 40 pessoas foram realocadas no CTG Carreteiros da Saudade. Placas de propaganda caíram em decorrência dos ventos.
Com o temporal, o Centro Norte, que abriga as secretarias de Mobilidade, Obras, Serviços Urbanos, Segurança e Central de Veículos, teve o telhado destruído. Luiz Zaffalon, prefeito de Gravataí, vistoriou os pontos atingidos pela chuva, entre eles uma residência na Rua Cipreste, no bairro Castelo Branco. A casa teve a estrutura comprometida e precisou ser demolida (foto).
Nesta manhã, vários bairros ainda estão sem abastecimento de energia elétrica. Em alguns locais, também falta água.
O prefeito determinou a suspensão das aulas em todas as redes de ensino. Todas as secretarias operacionais foram acionadas para auxílio de moradores e para a limpeza da cidade.
Outras cidades gaúchas também decretaram situação de emergência, entre elas Canoas.