O mês de setembro ainda não chegou, mas o Acampamento Farroupilha já toma forma no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), em Porto Alegre. Neste ano, que marca o retorno das atividades presenciais do Acampamento, 230 piquetes irão participar dos festejos.
O entra e sai de caminhões com materiais de construção dá o tom do momento: agilidade para deixar o local pronto até o dia 31 de agosto. O Acampamento acontece oficialmente de 7 a 20 de setembro. Durante esse tempo, o espaço na região central de Porto Alegre recebe entidades, associações, centros de tradições gaúchas e famílias da Capital, Região Metropolitana e, até mesmo, de fora do Estado.
A maior parte destes piquetes já está com as paredes em pé, enquanto trabalhadores estavam a todo vapor na tarde desta quinta-feira (25) para finalizar outras construções. O som dos martelos e serras elétricas se mesclavam com músicas tradicionalistas que eram cantadas pelos acampados.
A tradição de montar o piquete para os festejos está na família de Oberon Dalbar Silva dos Santos, do Piquete Maragatos da Zona Sul, há aproximadamente 30 anos. A montagem da estrutura deste ano começou no dia 13 de agosto e, na tarde desta quinta, Oberon e sua esposa almoçavam no piquete ao som de música gauchesca. "Faz três anos praticamente que a gente não se vê. Eu e minha esposa dormimos aqui, a gente mora aqui, então para nós é uma imensa alegria e satisfação total, não tem o que dizer de tão feliz que a gente fica", relata Oberon.
Do Piquete Tamandaré, da Zona Sul de Porto Alegre, Arlindo Soares Miranda conta que participam do Acampamento desde 1988 - tradição que segue neste ano, com o piquete já montado e habitado. "Venho para cá, trago o material e fico aqui até o dia 22, 23 de setembro. As férias são aqui", conta Arlindo.
Já o Piquete Mandruva Verde, de Viamão, completa 20 anos de participação no evento em 2022. "Durante 43 dias, vamos ficar aqui", afirma Paulo Reis Figini. "A expectativa é rever os amigos, curtir a festa e esperar que o pessoal compareça."
Lojas da cultura tradicionalista já estão prontas para receber público no Parque Harmonia. Foto: Andressa Pufal/JC
Além dos piquetes, a estrutura deste ano também conta com praça de alimentação, mercado, feira e lojas tradicionalistas. Uma dessas lojas é a Sabiá tudo para o gaúcho, onde trabalha Vitor Brum. Com a montagem iniciada no dia 1º de agosto, a loja está com a mercadoria exposta, entre pilchas, cuias e bombas para chimarrão e agasalhos para as noites frias que os acampados podem enfrentar no Parque Harmonia.
"O pessoal está em casa há três anos, a pandemia nos judiou bastante, nos prejudicou. Hoje o pessoal tá atrás de pilcha, materiais de gaúcho", diz Brum sobre as expectativas para as vendas nesta edição.
Também nesta quinta, a presidente de Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Liliana Cardoso, divulgou a programação do início do Acampamento Farroupilha na Capital. O fogo sairá da Pira da Pátria, no Paço Municipal. O piquete em homenagem aos 250 anos será o responsável por conduzir a chama até o parque.