A partir da próxima segunda-feira (15), Porto Alegre passa a contar com uma nova clínica especializada em reabilitação infantil. A Time do Papá é formada por 20 profissionais de diferentes áreas de atuação.
Idealizada pela fonoaudióloga Vanessa Gigoski e pela fisioterapeuta Daniela Ilha, a clínica atende crianças de 0 a 18 anos, além de realizar um trabalho pré-natal, com gestantes que desejam consultoria de amamentação ou que já tenham recebido um diagnóstico prévio e necessitem de aconselhamento.
A Time do Papá conta com toda a estrutura necessária para o desenvolvimento infantil, e oferece atendimentos nas áreas de Neuropediatria, Fisioterapia Neuromotora, Psicologia, Nutricionista Infantil, Terapia Ocupacional e Integração Sensorial de Ayres, Terapia Alimentar, Estimulação Visual, Musicoterapia, PediaSuit, entre outros.
A fonoaudióloga explica que são diversos os casos em que a reabilitação pediátrica é necessária. Os principais atendimentos demandados são em crianças prematuras extremas, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor; com diagnóstico de paralisia cerebral ou de Síndrome de Down; que tenham alterações neurológicas no geral; ou bebês que possuam alterações alimentares e de amamentação.
A partir da experiência que teve com reabilitação pediátrica anteriormente, Vanessa viu a necessidade de criar um espaço que concentrasse os atendimentos de reabilitação para os pequenos em um só local. "Eu via os pais dos meus pacientes saírem de lá correndo, se deslocando em grandes distâncias dentro da cidade para ir até uma fisioterapia, uma terapia ocupacional, então eu via o desgaste dos pais nesse deslocamento em busca de profissionais de referência", afirma a profissional.
As sócias Vanessa Gigoski (esquerda) e e Daniela Ilha (direita), idealizadoras da Time do Papá | Foto: Time do Papá/Divulgação/JC
Assim, com sua sócia Daniela Ilha, resolveu criar a Time do Papá, um local que concentra o atendimento com profissionais qualificados no atendimento ao público infantil. "A gente entende o quão difícil já é a rotina dos pais e das crianças com deficiência, a gente quer propor esse conforto para eles de estarem em um local confortável e muito especializado, com profissionais de referência fazendo o melhor pelos filhos deles e o melhor para eles também", diz Vanessa.
"A gente acredita que somente com esse time - e daí vem nosso nome, o Time do Papá - jogando junto que a gente vai conseguir trazer melhores resultados na reabilitação dessa criança."
Um dos diferenciais da clínica é um espaço dedicado para o acolhimento dos pais das crianças, onde é possível trabalhar de forma remota enquanto as crianças são atendidas. "A gente sabe que essas famílias precisam estar bem aqui, porque essas crianças vão passar, às vezes, 4 ou 5 horas do dia em terapia aqui na clínica. Então, a família estar bem é um ponto muito importante pra gente, para que possam ajudar essa criança também em casa a seguir as orientações que a gente vai passar após as terapias", relata Vanessa.
A fonoaudióloga destaca que os atendimentos integrados fornecem um olhar multiprofissional, inter e transdisciplinar para o acompanhamento dos casos. "Todos os serviços da clínica são voltados para reabilitação em sua integralidade; os aspectos motores, sensoriais, de alimentação, cognitivos e psicológicos também, de bem estar da criança e da família", afirma a fonoaudióloga.
"A gente não trata de uma patologia, a gente trata de crianças. Cada criança vem com suas demandas a gente vai traçar objetivos específicos, metas, para alcançar como um time, jogando junto com essa família também."
A clínica fica localizada na Avenida Carlos Gomes, número 1.859, sala 208, no bairro Auxiliadora.