Segundo andar do Mercado Público é liberado pela prefeitura

Restaurantes do centro de abastecimento poderão ser frequentados a partir deste mês

Por Cláudio Isaias

Porto Alegre, RS 29/7/2022: Parte das obras de revitalização do segundo piso do Mercado Público de Porto Alegre foram concluídas nesta sexta-feira (29). Foram realizadas a troca de dois elevadores, duas escadas rolantes e a reforma elétrica das instalações relativas ao segundo pavimento. Foto: Alex Rocha/PMPA
O segundo andar do Mercado Público, fechado há nove anos em função do incêndio de julho de 2013, foi liberado nesta sexta-feira  (29) após vistoria do prefeito Sebastião Melo e um grupo de secretários. Foram inspecionadas as duas escadas rolantes que permitem o acesso do público à parte superior, os elevadores, as salas comerciais e os banheiros - inclusive dois para acessibilidade. As obras da rede elétrica foram concluídas, e Melo informou que a parte do segundo andar localizada no sentido da avenida Júlio de Castilhos já está liberada para que os permissionários possam se instalar. "Temos novos elevadores, novas escadas rolantes, banheiros para pessoas com deficiência e uma nova rede elétrica, totalmente adequada às necessidades do mercado", ressaltou o prefeito. No local, estará em funcionamento o restaurante Mama Júlia, o Bar Chopp 26, a sorveteria Beijo Frio, e os restaurantes Taberna e Sayuri. Atualmente, as lojas do segundo piso funcionam no andar térreo do centro de abastecimento. O restaurante Telúrico e o Marco Zero - vão funcionar em um segundo momento.
Segundo Melo, a estrutura do telhado localizada na direção do Largo Glênio Peres, que possui goteiras, passará por mais obras. "Mesmo com o segundo andar em funcionamento, serão feitos os reparos no telhado", destacou. Antes do incêndio, no segundo pavimento, existiam escritórios e repartições públicas, restaurantes e lancherias. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, disse que serão licitados oito ou nove espaços do segundo andar a partir deste mês. Além disso, mais 20 espaços vão passar por um processo de licitação pela prefeitura para ocupação até o final do ano ou no começo de 2023.
A troca dos equipamentos, a reforma elétrica e abertura dos novos banheiros garantiram acessibilidade e segurança aos usuários e comerciantes. Os recursos para a realização da reforma fazem parte de um Termo de Conversão de Área Pública (TCAP) firmado entre a prefeitura e a empresa Multiplan. A pedido do Executivo municipal, a empresa concordou em antecipar o cumprimento das obrigações do TCAP para viabilizar a reabertura do Mercado Público, que contará com investimento de R$ 9,4 milhões.
O Mercado Público está com outra novidade que é a pintura da fachada externa do prédio - a entrada da rua Júlio de Castilhos já está concluída. Está em andamento a pintura da estrutura na avenida Borges de Medeiros. A empresa Suvinil é responsável pela pintura das fachadas do Largo Glênio Peres e da Praça Parobé. A previsão é que os serviços estejam concluídos em dezembro deste ano. A Suvinil realizou a doação das tintas na cor Amarelo canário.
A presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Público, Adriana Kauer, informou que o Mercado Público possui 100 estabelecimentos comerciais. No local, circulam diariamente cerca de 30 mil pessoas. O centro de abastecimento completa 153 anos de atividades em outubro deste ano. Inaugurado em 1869, o Mercado Público de Porto Alegre integra o Patrimônio Histórico e Cultural da cidade e é um dos mais tradicionais pontos comerciais da Capital.  O prédio abriga estabelecimentos com diversas atividades: restaurantes, cafeteria pastelaria, padarias, fruteiras, açougues, peixarias, lojas de artigos para animais, barbearia e lotérica.
O Mercado Público funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h30min. Nos sábados, das 7h30min às 18h30min. De segunda a sexta-feira, os portões da avenida Júlio de Castilhos e da Praça Parobé fecham às 19h30min. No sábado, todos os portões fecham às 18h30min. Ainda, por conta da pandemia da Covid-19 e horário de ônibus, muitas lojas abrem ou fecham em horários diferentes.