Empreendedoras destacam o desejo de transformar a vida das pessoas

Bom Dia Associado reuniu Rozeli da Silva, da Renascer da Esperança, e a empresária Laura Bier Moreira

Por Cláudio Isaias

Rozeli da Silva (e) e Laura Bier (d) compartilharam suas experiências
O desejo de transformar a vida das pessoas através de ações e atitudes reuniu Rozeli da Silva, criadora da Organização Não Governamental (ONG) Centro Infantil Renascer da Esperança, no bairro Restinga, e Laura Bier Moreira, empresária que criou a plataforma de conteúdo @roubadinhas em 2014. As duas participaram nesta quinta-feira (21) do Bom Dia Associado - evento organizado pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). "O meu papel como empreendedor social é melhorar cada vez mais a vida das pessoas e das crianças dentro das comunidades carentes", ressaltou Rozeli.
Segundo a criadora da ONG Renascer da Esperança, o papel dos empreendedores sociais na sociedade é mostrar que, “fazendo as coisas certas, é possível crescer e buscar mais investimentos para dentro das instituições." A Renascer da Esperança desenvolve, por exemplo, ações com 100 mulheres costureiras que resultam em geração de renda para as profissionais. Além disso, a instituição atende cerca de 380 crianças na escola de educação infantil e no serviço de convivência para jovens de 17 anos - no turno inverso da escola.
Laura afirmou que Rozeli inspira o seu trabalho há mais de dez anos. Segundo ela, a pandemia da Covid-19 impactou diversos projetos sociais. "Temos que ter pessoas e instituições olhando para quem atua como empreendedor social. O Renascer da Esperança e outras entidades necessitam da ajuda de pessoas como eu e das empresas", destacou. De acordo com Laura, o Renascer da Esperança, fundado em 1998, é quem faz acontecer para mais de 380 crianças. "Precisamos de mais pessoas como a Rozeli da Silva para que os projetos possam ser desenvolvidos em Porto Alegre, no Estado e no País", acrescentou.
A vice-presidente da ACPA, Ângela Baldino, disse que muitas vezes empreender transcende as atividades exercidas entre quatro paredes. "O empreendedorismo é uma atividade com muitas vertentes, que são definidas pelo empresário através da sua vivência e propósito do seu negócio", explicou. Para ela, o desejo de transformar a vida das pessoas faz parte das atividades de Rozeli e de Laura. "Trajetórias e oportunidades diferentes que influenciaram de forma similar famílias e seguidores, que se identificaram com o trabalho desenvolvido por elas", comentou.
Através da observação da situação de diversas meninas de rua vítimas da violência, Rozeli começou a idealizar o Centro Infantil Renascer da Esperança. O trabalho foi reconhecido com a Medalha Cidade de Porto Alegre e o Diploma Bertha Lutz, um reconhecimento dedicado a pessoas que tenham contribuído para a defesa dos direitos da mulher e para as questões do gênero no Brasil. Laura é a empresária que criou a plataforma de conteúdo @roubadinhas em 2014, que compartilha dicas de “roubadas na dieta” que valham a pena. O negócio consiste em compartilhar experiências gastronômicas nas redes sociais.
Em 2017, a empresária fundou a Casa Roubadinhas de Verão, na praia de Atlântida, que reuniu marcas de empresas, gastronomia e eventos como feirinhas autorais. Em 2020, apesar da pandemia da Covid-19, realizou um drive-thru solidário que arrecadou mais de 18 mil peças de roupas e mais de 500 mil quilos de alimentos. No início de 2021, Laura inaugurou a Vila Roubadinhas POA, incentivando microempreendedores a se destacarem no mercado gastronômico. O local fica na rua Silva Jardim, 130, e é o primeiro food hall a céu aberto de Porto Alegre. O espaço conta com operações gastronômicas variadas, entretenimento e lazer.