Tradicional Bar do Nito comemora 30 anos em Porto Alegre

O atual dono que soma 34 anos de carreira como ator, ressaltou a importância do bar que desde 2017 abre o palco para atores, escritores, cantores e artistas visuais apresentarem sua arte

Por Estfany Soares

Desde 2011, o espaço é comandado por Fernando Waschburger, que era cliente e fã do local
O Bar do Nito, tradicional empreendimento de Porto Alegre, completa 30 anos nesta quinta-feira. Para celebrar a data, será inaugurada a exposição Ô, Sorte! – Retratos da MPB, do fotógrafo Daniel Marenco. O profissional apresentará as fotografias de grandes artistas da música popular brasileira que fez durante sua carreira.
Localizado na avenida Coronel Lucas de Oliveira, nº 103, o bar do Nito é uma casa noturna que aposta na cultura e diversidade artística. Há, inclusive, apresentações musicais.  
Desde 2011, o bar está sob comando de Fernando Waschburger, que era cliente e fã do local. Tudo começou, no entanto, com Nerci Padilha – o Nito, que sempre defendeu o melhor da música popular brasileira. Hoje, mesmo estando no comando de Fernando, Nito segue frequentando e tocando no estabelecimento.
 
 
Segundo Fernando, o bar estava indo muito bem no período pré-pandemia e o último evento antes da situação se agravar foi dia 8 de março, com um sarau especial de Clarice Lispector. Durante a pandemia, o bar se manteve fazendo lives, com a intenção de remunerar os músicos e funcionários que estavam sem recursos. Agora, a programação voltou a ser presencial.
O atual dono, que soma 34 anos de carreira como ator, ressalta a importância do bar, que desde 2017 abre o palco para atores, escritores, cantores e artistas visuais apresentarem sua arte. "Vivemos um momento de muitas restrições para os artistas, e é um sonho poder manter aberto um palco que gera renda para tantas pessoas", expõe.