Governo gaúcho dá início às obras de readequação na Cadeia Pública de Porto Alegre

O governador Ranolfo Vieira Júnior e o secretário Mauro Hauschild autorizaram as obras nesta manhã

Por Fernanda Soprana

Anúncio do início das obras da Cadeia Pública de Porto Alegre Na foto: Mauro Hauschild e Ranolfo Vieira Júnior
Atualizada às 16h40min
Anunciadas em outubro de 2021 pelo governo gaúcho, as obras de readequação na Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA) começam nesta terça-feira (28). Cerca de R$ 116 milhões serão investidos na iniciativa através do Programa Avançar.
O primeiro dia de trabalhos no antigo Presídio Central, localizado na Vila João Pessoa, foi autorizado pelo governador Ranolfo Vieira Júnior. Na companhia do secretário estadual de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, o executivo assinou o ato de início das obras nesta manhã, em evento no auditório da unidade prisional. Também presenciou o momento o ex-governador Eduardo Leite.
"Me recordo, como se fosse hoje, aquelas madrugadas frias do mês de julho de 1994 - quando uma rebelião se deu início no dia 7, exatamente dentro do Hospital Penitenciário do Presídio Central de Porto Alegre", lembra Ranolfo. "Talvez tenha sido a nossa primeira organização criminosa no sistema prisional gaúcho, que promoveu aquela loucura naqueles três dias de julho (...). Foram cenas de muita violência".
Desde então, como medida excepcional, a CPPA é administrada pela Brigada Militar. A transição gradual da gestão de volta à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) integra o plano de readequação da unidade. Os militares que atualmente operam na unidade retornarão às funções da categoria.
As obras, segundo o governo estadual, objetivam solucionar problemas estruturais e de superlotação — denunciados pela Organização dos Estados Americanos (OEA) após centro de triagem de detentos na capital. Hauschild estima que, além da qualificação dos 1.884 espaços no antigo Presídio Central, obras e readequações em diversos municípios devem viabilizar 5.500 novas vagas no sistema prisional gaúcho.