Servidores da segurança pública do Rio Grande do Sul realizaram uma manifestação nesta segunda-feira (27), durante a
inauguração do Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp) - rua Salvador França, 296, no bairro Partenon de Porto Alegre. O ato, que reuniu dezenas de servidores penitenciários, junto com policiais civis, cobra o atraso na publicação das promoções das duas categorias, que deveriam ter sido realizadas no mês de abril.
“Mais uma vez a Susepe atrasou a publicação do decreto das promoções e isso vai penalizar o servidor penitenciário. O governo anuncia a inauguração do Nugesp e a volta dos servidores penitenciários para o Presídio Central, mas não consegue organizar e fazer ser publicado o decreto com as listas que viabiliza as promoções”, destacou o presidente da Amapergs Sindicato, Saulo Felipe Basso dos Santos.
Com 708 vagas, o Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp) foi inaugurado no final da manhã desta segunda-feira (27), com o objetivo de absorver os presos de 26 Comarcas de Porto Alegre e da Região Metropolitana, além de partes da Serra, Vale do Paranhana e da Região Carbonífera.
Segundo a Amapergs Sindicato, a informação do Governo do RS era de que a publicação das promoções estava condicionada à
homologação, por parte do governo federal, da adesão do RS ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que ocorreu no dia 20 de junho. No entanto, o sindicato afirma que, após a homologação, o governo não fez nenhuma sinalização no sentido da publicação das promoções. Os servidores penitenciários correm o risco, mais uma vez, de ficarem sem as promoções.
A reportagem do Jornal do Comércio solicitou resposta aos protestos por parte da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), que até o momento não se manifestou sobre o caso.