Porto Alegre e diversos municípios do Rio Grande do Sul comemoram o feriado de Nossa Senhora de Navegantes e Iemanjá nesta terça-feira (2). A 146ª edição da procissão em homenagem à santa, em Porto Alegre, foi cancelada e foi substituída por uma carreata, que será
transmitida virtualmente, para reduzir as aglomerações na pandemia.
O
comércio deve
permanecer aberto na capital gaúcha. Segundo o Sindilojas, o comércio de rua poderá estabelecer os horários de abertura e fechamento. Lojas de shoppings, galerias e centros comerciais devem seguir as regras desses estabelecimentos. A jornada para os empregados é de 6 a 8 horas.
Os shoppings, que já podem abrir em horários normais, vão seguir o sistema de feriados. A maioria dos estabelecimentos deve abrir entre 11h30min e 12h, fechando às 20h, para lojas, e 22h para a praça de alimentação.
Com a realização de uma carreata em vez da procissão, a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) não estabeleceu mudanças no trânsito. Os agentes estarão acompanhando o evento.
O transporte público vai funcionar em tabela de feriado. De acordo com a EPTC, não haverá passe livre neste ano, pela ausência de procissão.
Segundo a Trensurb, os intervalos entre trens seguirão as tabelas horárias dos sábados. Entre às 5h e 20h05, o intervalo é de 15 minutos. Das 20h07min às 22h07min, passa para 20 minutos. Então, até o fim da circulação, os trens passam de 26 em 26 minutos.
O governo estadual, em
decreto desse sábado (30), interditou exclusivamente para este feriado todas as
praias do litoral gaúcho e as águas internas (rios e lagoas). As praias ficarão fechadas entre às 18h de segunda-feira (1) até às 8h de terça (2). Também foram proibidas aglomerações com mais de 10 pessoas em todas as celebrações religiosas de qualquer região.