Um dos segmentos que ganha sinal verde para voltar a funcionar em Porto Alegre é o de cinemas. A liberação, que já vale a partir deste domingo (10), segundo a prefeitura, segue a adoção de regras da bandeira laranja, que permite a abertura das salas de exibição.
O Jornal do Comércio apurou com o diretor regional da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec), Ricardo Difini Leite, que as salas devem reabrir na quinta-feira (14).
Nos estabelecimentos que exibem filmes, será permitido o consumo de alimentos e bebidas e ocupação de até 40% da capacidade, mantendo distanciamento entre os frequentadores de 2 metros. Salas que não não permitem consumo de alimentos e bebidas têm limite de 50% de lotação, mantendo distanciamento de 1 metro entre as pessoas.
Porto Alegre e as cidades da macrorregião 10 (Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Glorinha e Viamão) estão na bandeira vermelha e vão seguir a laranja. A previsão está em regramento estadual para o combate à pandemia.
Além de cinemas, teatros, auditórios, casas de espetáculos e de shows vão poder voltar a operar na Capital. Decreto com as regras da cogestão devem ser emitido neste sábado.
Como na semana em vigor do sistema de distanciamento controlado, definido pelo Comitê de Crise e de Dados, não há exigência de 14 dias de bandeira vermelha para adotar a laranja, a medida já pode ser implementada. A Secretaria Extraordinária de Combate ao Novo Coronavírus diz que a cogestão se ajusta às regras estaduais. Ou seja, se voltar a exigência de duas semanas para seguir a bandeira anterior, Porto Alegre terá de se adequar.