Dezenove das 21 regiões Covid foram classificadas em alto risco epidemiológico no mapa preliminar do distanciamento controlado, divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (8) pelo governo do Estado. A configuração indica que 95,8% da população gaúcha está sob bandeira vermelha. Apenas duas regiões, Ijuí e Santa Rosa, ficaram na bandeira laranja.
O gabinete de crise destacou o número de leitos de UTI livres em relação aos ocupados por pacientes com Covid-19. Na avaliação preliminar da 36ª rodada, todas as 21 regiões receberam bandeira preta nesse critério. O avanço no contágio do coronavírus também preocupa. Os registros de hospitalizações por confirmados para Covid-19 registraram alta de 97%. O comitê acredita que o crescimento pode estar relacionado a um atraso dos registros das duas semanas anteriores causado pelos feriados de Natal e Ano-Novo, culminando em um salto de registros de hospitalizações na semana vigente.
Dentre as alterações em relação ao mapa anterior, Bagé retorna à bandeira vermelha, após permanecer em bandeira preta na semana passada. Santa Maria, Uruguaiana, Cruz Alta, Novo Hamburgo, Guaíba, Taquara e Erechim passaram da laranja para a vermelha. Já as regiões de Ijuí e Santa Rosa mudaram de vermelha para laranja.
O mapa definitivo será divulgado na segunda-feira (11), para entrar em vigor na terça (12). Os municípios têm até domingo para enviarem ao Estado pedidos de reconsideração.