Por conta da elevação de casos e hospitalizações em UTI por Covid-19 no Rio Grande do Sul, o governo gaúcho
manteve o mapa do distanciamento controlado apresentado na sexta-feira (4) e confirmou 20 regiões classificadas em bandeira vermelha e apenas a região de Taquara em bandeira laranja nesta semana. Com a decisão, foram indeferidos
os oito pedidos de reconsideração feitos por municípios e associações regionais.
Dessa forma, 98% da população do Estado encontram-se em risco epidemiológico alto da Covid-19. A região de Taquara, em risco médio, concentra oito municípios. Segundo o Palácio Piratini, os pedidos de reconsideração foram indeferidos em função da contínua redução de leitos livres e do aumento da ocupação de leitos de UTI nas macrorregiões. Mesmo que algumas regiões tenham apresentado média final menor do que na semana passada, optou-se pela manutenção das restrições mais severas da bandeira vermelha em um esforço para diminuir o contágio nestes 14 dias.
A decisão reforça os alertas recentes emitidos pelo governo do Estado, que segue pedindo comprometimento dos gaúchos com as medidas de proteção e enfrentamento à pandemia. De acordo com o Executivo, houve piora em todo os 11 indicadores do distanciamento controlado, como número de casos ativos (aumento de 20%), internados em leitos clínicos com Covid-19 (15% a mais) e óbitos nos últimos sete dias (subiram 29%).
Mapa do distanciamento controlado tem, pela primeira vez, apenas uma região em bandeira laranja. Arte: Reprodução/Palácio Piratini
Essa é a primeira vez, em 31 rodadas do modelo, que o mapa definitivo tem apenas uma bandeira laranja e 20 regiões vermelhas. A vigência das novas bandeiras se inicia à 0h desta terça-feira (8) e segue até as 23h59min da segunda-feira seguinte (14). Uma vez que a cogestão regional do Distanciamento Controlado está suspensa até 14 de dezembro, as bandeiras anunciadas devem ser aplicadas seguindo os protocolos definidos pelo Estado.
No total, são 489 municípios classificados em bandeira vermelha, somando 11,1 milhões de habitantes. Desses, 194 municípios (934.765 mil habitantes, 8,4% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não terem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias.
RESUMO DA 31ª RODADA
BANDEIRA VERMELHA (20)
Novo Hamburgo
Passo Fundo
Capão da Canoa
Canoas
Ijuí
Palmeira das Missões
Erechim
Uruguaiana
Santa Maria
Lajeado
Santo Ângelo
Santa Rosa
Cruz Alta
Bagé
Santa Cruz do Sul
Pelotas
Caxias do Sul
Porto Alegre
Cachoeira do Sul
Guaíba
BANDEIRA LARANJA (1)
Taquara