Tomou posse, na manhã desta segunda-feira (21), o novo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para a gestão 2020-2024, o professor Carlos André Bulhões. Tendo a professora Patricia Pranke na vice-reitora, Bulhões afirmou, por meio da nota da universidade, que "o início dos trabalhos será marcado por muito diálogo e algumas modificações estratégicas na estrutura organizacional".
"A soma da expertise do quadro funcional que permanece e dos novos colaboradores da Administração Central busca seguir a trajetória de excelência da Ufrgs”, aponta Bulhões em nota.
A agenda prevista para os primeiros dias contempla visitas do reitor a todas as unidades acadêmicas. Após a primeira rodada na agenda interna, devem ser priorizadas algumas ações administrativas e de articulação institucional fora da Universidade — tendo em vista, sobretudo, a situação financeira e os cortes previstos para a área da educação.
O novo reitor também havia antecipado o que considera o tripé de sua atuação à frente da instituição: o financiamento da "educação superior pública, gratuita, de qualidade, inclusiva, autônoma e democrática", a inclusão pedagógica e o diálogo.
A gestão de Opperman também havia se manifestado, por meio de nota, a respeito da nomeação, afirmando que a decisão
optava por uma "proposta amplamente derrotada" pela comunidade acadêmica, ignorando "os grandes avanços feitos nos últimos anos na construção de uma universidade de excelência acadêmica, plural e inovadora".
Natural de Alagoas, Bulhões é professor titular da Engenharia há 36 anos, atuando nas áreas de métodos de gestão de recursos hídricos, recursos renováveis, recursos energéticos, meio ambiente e infraestrutura. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no começo dos anos de 1980, ele fez carreira no Rio Grande do Sul e pós-graduações no exterior, é professor do Departamento de Obras Hidráulicas do Instituto de Pesquisas Hidráulicas e diretor do Sindicato dos Engenheiros do RS.
Na terça-feira (22), será dada a posse para a alta administração da Universidade, pró-reitores, vice-pró-reitores e diretores de departamentos.