O mapa preliminar divulgado na sexta-feira (18) assinalou cinco regiões com bandeira vermelha, de alto risco da pandemia, e 16 apareceram com laranja, de médio risco. O predomínio é de bandeira laranja. O resultado da avaliação dos pedidos sai na tarde desta segunda-feira (21).
Todas as solicitações são de regiões preliminarmente em vermelho que pedem a permanência em bandeira laranja. O Estado superou, na atualização desse sábado (19), os
174 mil casos do novo coronavírus e 3,4 mil mortes.
As cinco regiões preliminarmente com bandeira vermelha são as de Porto Alegre, Guaíba, Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Cruz Alta. Deste grupo, apenas Guaíba não optou pelo sistema de cogestão, ressalta o comitê de dados, que gerencia a aplicação dos indicadores do modelo de acompanhamento da pandemia.
O sistema de cogestão, pelo qual as localidades podem adotar funcionamento da bandeira anterior - estando na vermelha pode ter regras da laranja, com exceção da volta das escolas -, fez o número de reconsiderações cair a cada semana. O número atual é o segundo menor desde a adoção do distanciamento em maio.
A cogestão é seguida em Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Erechim. Santa Maria tem seu pedido em análise.