Os altos volumes de chuva registrados em algumas regiões do Estado no fim de semana acenderam alerta para os níveis dos rios. Isso porque a
atuação de um novo ciclone extratropical previsto para esta terça-feira deve trazer chuvas expressivas, elevando o risco de cheias. As bacias do Sinos, Caí, Gravataí, Taquari e Ijuí são as que mais preocupam, de acordo com a Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
De acordo com balanço mais recente do órgão, os maiores volumes foram registrados nas bacias Ijuí, Alto Jacuí, Taquari-Antas e Sinos, com volumes entre 50 e 70mm. A chuva colocou em condição de alerta as bacias do Caí, Ijuí, Sinos e Gravataí. Já a bacia Taquari-Antas está em estado de atenção.
Na tarde desta segunda-feira (6), o nível do Rio dos Sinos chegava à marca de 4,22m, acima do nível de normalidade (média de 2,00m a 2,50m). A Defesa Civil de São Leopoldo emitiu alerta de risco de inundação e vendavais, principalmente nas ruas da Praia (Rio dos Sinos) e das Camélias (Pinheiro).
O boletim da Sala de Situação chama atenção para volumes elevados de chuva. São esperados 80mm para o Vale do Sinos e rajadas de vento que variam entre 70 km/h a 80 km/h, podendo ser mais intensas na faixa leste (Região Metropolitana, Litoral e Serra).