No dia que deve ser o mais duro em anúncio de medidas desde o começo da pandemia e das
primeiras ações de combate ao novo coronavírus, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior,
comunicou um pacote que vai de restrições ao uso de ônibus, com bloqueio no uso de vale transporte, fechamento da Orla do Guaíba e de estacionamentos ao ar livre maiores, além de academias, igrejas, salões de beleza e revendas de veículos. Também haverá controle de fluxo em supermercados.
As medidas se devem ao aumento de internações em UTIs. Com exceção da orla parques, que já fecham no fim de semana, os valem a partir de segunda. As restrições são por pelo menos 15 dias.
O prefeito usou o Facebook da prefeitura para fazer o comunicado. "Lamento por cada empreendedor ou atividade suspensa", comentou Marchezan, tentando se solidarizar com setores que sofrem o impacto econômico. Ele manteve um semblante fechado e tom grave na fala em transmissão ao vivo pelo Facebook.
Ele citou que Porto Alegre chegou a 106 óbitos por Covid-19. O prefeito preveniu que não quer que nenhum cidadão morra por falta de atendimento, caso haja colapso de leitos (quando a capacidade é esgotada), como ocorreu em outros estados.
"A velocidade (internações) aponta que estamos em um momento de perigo", definiu o chefe do Executivo municipal. Nesta sexta, são 222 pacientes nas unidades de terapia intensiva ligados à pandemia, sendo 175 confirmados para a doença e 47 suspeitos. os dois juntos representam quase 40% dos atuais internados, que somam 583 pessoas. A capacidade é de 709 leitos.
As medidas serão detalhadas em decretos e devem entrar em vigor na segunda-feira (6). O prefeito não deu certeza se o prazo será de duas semanas poderá ser prolongado por mais tempo.
Uma das novas medidas será o bloqueio do cartão TRI do Vale Transporte para uso em ônibus coletivos por trabalhadores que são de segmentos que não podem abrir. A intenção é impedir que as pessoas saiam de casa para outras áreas, gerando movimento e aglomerações.
Atualmente, há fechamento de comércio e muitos setores de serviços, com permissão de funcionamento de setores essenciais e alguns segmentos de serviços não essenciais. Academias podem abrir com com um aluno por vez, mas agora e entraram nas novas regras.
Os estacionamentos de área azul, geridos pela prefeitura, serão suspensos.
Outra medida será exigir que os supermercados controlem o fluxo de clientes, para restringir a ida a lojas de um membro da família. Também vai haver limitação de um cliente por vez em ferragens.
"Precisamos segurar a contaminação nos porto-alegrenses", apelou Marchezan.
No tom de guerra contra o impacto do crescimento da pandemia e maior pressão sobre hospitais, a nova fase de medidas da prefeitura incluiu uma ferramenta digital. Foi lançado um desafio para que o isolamento social, hoje em 42% chega a 55%.