Nesta sexta-feira (26), Porto Alegre ganhou o reforço de 16 leitos de UTI para atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com Covid-19 no Hospital Nossa Senhora da Conceição, pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC). As estruturas, que começam a ser ocupadas ao longo do dia, ampliam em 55% a capacidade da UTI para casos do coronavírus na instituição, passando de 29 para 45 leitos.
Os leitos contam com equipamentos que estavam parados no Hospital Parque Belém e foram remanejados pela prefeitura da Capital. Nesta manhã, em solenidade que marcou a liberação dos leitos, o prefeito Nelson Marchezan Júnior, ao lado do secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, destacou que a pandemia acabou gerando melhorias ao sistema de saúde da cidade. Segundo ele, a ampliação é fruto do trabalho integrado com hospitais públicos e privados para aumentar a eficiência dos serviços."O plano de expansão de leitos busca garantir o atendimento aos porto-alegrenses frente ao rápido crescimento de internações nas UTIs", disse.
Conforme o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, a abertura de novos leitos atende ao planejamento inicial do GHC e contempla um reforço à assistência da pandemia em Porto Alegre. "Fizemos um esforço dentro da nossa capacidade estrutural para dar uma contribuição relevante ao município", destacou.
Segundo a prefeitura, de março para cá foram abertos na cidade um total de 152 leitos do SUS para atender exclusivamente a casos de Covid-19. Para aumentar a capacidade instalada de 89 leitos de terapia intensiva, a rede contará ainda com acréscimo de 63 novos leitos que vão estar disponíveis até o final de junho: 20 no Hospital de Clínicas, outros 15 no Conceição e 28 em parceria com a Santa Casa de Misericórdia.
Além dos leitos de UTI, também foram abertos 126 novos leitos de enfermaria na Capital nos últmos três meses- 66 no Hospital Vila Nova e 60 no Hospital Independência.