Dezoito dos 48 idosos residentes no asilo Nossa Senhora da Luz, em Passo Fundo, testaram positivo para o novo coronavírus. Dois deles, que apresentaram febre na noite de quinta-feira (23), foram encaminhados ao Hospital São Vicente de Paulo e continuam internados. Outro morador foi hospitalizado na sexta-feira (24).
Em nota, Jonatha de Souza, presidente da Obra Social São Vicente de Paulo, responsável pelo asilo, explica que na sexta-feira (24), após reunião entre as equipes do lar de idosos e do hospital, se decidiu avaliar clinicamente todos os idosos e colaboradores, além de prestar treinamento de reforço no uso e descarte de equipamentos individuais de proteção (EPIs). Após a avaliação médica, outro idoso foi encaminhado para internação, e 17 começaram tratamento com azitromicina e oseltamivir. À noite, os resultados apontaram 18 idosos com sorologia positiva para o vírus, dos 48 residentes na casa.
Por conta do surto, a instituição cancelou visitas, estágios e serviços terceirizados na unidade desde março, para proteção dos idosos. Uma colaboradora com suspeita, e posteriormente confirmada com a Covid-19, foi afastada no dia 20 de março e não tem previsão de retorno ao trabalho.
Em comunicado, a prefeitura de Passo Fundo afirmou que tem acompanhado de perto a situação das instituições de longa permanência de idosos desde o começo da pandemia, e destacou que as pessoas que tiveram contato com os idosos estão sendo monitoradas. “Foi elaborado um manual de conduta e cuidados para proteger trabalhadores e idosos desses locais e todas as ações tiveram o acompanhamento do Ministério Público Estadual”, diz o texto.