Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
O avanço do novo coronavírus (Covid-19) em todo o território nacional provoca instituições a alterarem seus planejamentos e cronogramas em nome do combate e prevenção ao surto. Até agora, são onze casos confirmados no Rio Grande do Sul
A prefeitura da Capital gaúcha, orientou as produtoras culturais a cancelarem todos os eventos com mais de 100 pessoas programados para os próximos dias. A medida é uma forma de prevenir a propagação do vírus em Porto Alegre, que chegou a quatro casos nessa sexta-feira (13) e concentra dois terços dos pacientes do Estado.
Universidades e escolas cancelam aulas e eventos paralelos
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) decidiu suspender as aulas por três semanas dentro do rol de medidas para reduzir riscos da pandemia de coronavírus. Outras instituições mudam rotinas e eventos são cancelados.
A reitoria da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) emitiu uma nota afirmando que, após avaliar o novo contexto a respeito do coronavírus, decidiu suspender as aulas na instituição nas próximas três semanas, a partir desta segunda-feira (16).
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também anunciou a suspensão das aulas nos dezessete campi durante o período de 16 a 21 de março, como medida de precaução contra o coronavírus.
A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) interrompeu todas as aulas a partir dessa quinta-feira (12) e prevê retorno a partir do dia 23 de março caso haja as necessárias condições de segurança. Os alunos, a partir da próxima segunda-feira (16) receberão instruções de seus professores através do canal interno de comunicação da universidade.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas presenciais em todos os campi da instituição a partir desta segunda (16). A medida é válida por 30 dias, prorrogáveis em caso de necessidade.
A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa) informou que as aulas foram suspensas até o dia 28 de março. Também foram cancelados todos os eventos da instituição por 100 dias.
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) também vai paralisar as aulas presenciais. As atividades serão realizadas de forma on-line até 12 de abril, pelo menos.
A Unisinos informou que está suspendendo as aulas presenciais nesta segunda e terça-feira (17). As atividades acadêmicas serão retomadas no ambiente virtual a partir de quarta-feira (18). A medida é válida até o dia 3 de abril.
A Ulbra suspendeu aulas e demais atividades acadêmicas até o dia 31 de março. Estágios curriculares e residências estão sujeitos ao regramento da unidade concedente e serão comunicados diretamente aos envolvidos pelas respectivas coordenações dos cursos
A Feevale migrou, desde o meio-dia desta segunda-feira (16), todas suas aulas presenciais para a modalidade de Ensino a Distância. Segundo a universidade, a mudança não impactará no cronograma letivo da instituição e valerá até o dia 31 de março.
A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) comunicou a interrupção das atividades acadêmicas presencias a partir das 18h do dia 17 de março até o dia 30 de março, com possibilidade de reavaliação a partir desta data.
A UniRitter e a Fadergs anunciaram a suspensão das aulas presenciais de graduação e pós-graduação, pelo prazo de três semanas, entre essa segunda-feira (16) e 6 de abril, quando será reavaliada a situação.
As aulas nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul serão suspensas a partir de quinta-feira (19). A medida foi anunciada pelo governador Eduardo Leite e é por tempo indeterminado.
Também foram suspensas as aulas na rede pública municipal de Porto Alegre, dos ensinos fundamental e médio, conforme determinação do prefeito Nelson Marchezan Júnior.
Confira os eventos cancelados no RS devido ao coronavírus
Novos casos de coronavírus e perspectiva de piora do quadro nas próximas semanas, segundo as autoridades sanitárias, estão provocando o cancelamento de muitos eventos. São agendas nas mais variadas áreas, de negócios, cursos e sessões culturais.
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) decidiu suspender por 15 dias os jogos do principal campeando de futebol no Rio Grande do Sul e demais competições.
Entre as ações impactadas, o Inter suspendeu um curso que seria feito nesta sexta-feira (13) sobre performance no futebol. A Ospa cancelou atividades por 30 dias atendendo a decreto do governo gaúcho para o setor público.
A Feira Movelsul, a maior do setor moveleiro do Brasil, foi adiada em Bento Gonçalves, conforme comunicado do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). A razão é o avanço global do coronavírus, diz a entidade.
Outro evento cancelado foi a Expoagro Afubra, prevista para acontecer entre 18 e 21 de março, no município de Rio Pardo. Segundo nota da Associação dos Fumicultores do Brasil, organizadora do evento, a decisão foi tomada “atendendo orientações do Ministério da Saúde" quanto à prevenção e combate ao coronavírus.
O Fórum da Bicicleta de Porto Alegre, voltado aos entusiastas da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte, estava marcado para acontecer nos dias 10, 11 e 12 de abril, na Orla do Guaíba e ainda não tem nova data para realização.
A Secretaria de Cultura de Porto Alegre cancelou eventos do carnaval comunitário para este final de semana. Os eventos ocorreriam no sábado (14) e no domingo (15) nos bairros Restinga e Glória.
Confira 6 dicas para ficar longe do coronavírus
Depois dos jogos da próxima rodada da Libertadoresserem suspensos pela Conmebol, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou nota, em seu site nesta sexta-feira (13), informando que as partidas do Campeonato Gaúcho neste fim de semana serão com portões fechados.
O Talentos do Esporte, marcado para o sábado (14) em Canoas, na Região Metropolitana, também foi cancelado. O evento, que aconteceria na Estação Cidadania, tinha público estimado de 500 pessoas.
Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre decidem, nesta segunda-feira (16), sobre alterações nos trabalhos legislativos. Atividades como audiências públicas e homenagens já foram canceladas. Sessões parlamentares podem ser suspensas, ou funcionar com público restrito.
A Assembleia Legislativa e o Ministério Público do Rio Grande do Sul também adoraram medidas preventivas. O Legislativo fechou o acesso ao público externo e cancelou atividades coletivas e viagens. No MP, foram suspensas atividades como capacitação, treinamento ou eventos coletivos.
A sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) permanecerá fechada até o dia 31 de março. Enquanto isso, a entidade médica manterá o atendimento por funcionários em home office através do WhatsApp 99540-7477.
A turnê sul-americana do cantor estadunidense Sammy Hagar e a banda The Circle foi cancelado. Eles se apresentariam na próxima sexta-feira (20) no Pepsi On Stage, na Capital gaúcha, e em outras três cidades brasileiras. O anúncio foi feito com um vídeo do próprio cantor em suas redes sociais.
A banda inglesa de pop rock McFly, que tinha sete shows marcados no país entre os meses de março e abril, incluindo em Porto Alegre, também adiou sua turnê pelo Brasil para setembro e outubro.
O Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) suspendeu, por prazo indeterminado, todas as reuniões e eventos coletivos previsto em sua sede. Além disso, recomendou o mesmo a todas as 106 subseções da Ordem no Rio Grande do Sul.
O Hospital Moinhos de Vento está suspendendo diversas atividades coletivas e orientando o público interno sobre novas medidas de prevenção. Todas as aulas, reuniões de equipes e eventos maiores e abertos ao público ou eventos científicos estão cancelados. Viagens profissionais foram suspensas. As equipes também devem evitar aglomerações em vestiários, refeitórios, elevadores e outros espaços comuns.
A SAP, empresa que desenvolve softwares empresariais, situada no campus de São Leopoldo da Unisinos, orientou seus funcionários a trabalhem de casa até segunda ordem. A recomendação partiu da sede da empresa na Alemanha, e vale em escala global.
A Fiergs decidiu proibir viagens ao exterior em representação da entidade ou para funcionários com cursos de capacitação em outros países, em medida que vale também para Sesi, Senai, Ciergs e IEL-RS.
A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) cancelou a reunião-almoço do Tá na Mesa que seria realizada na quarta-feira (18). A palestra O RS na agenda da competitividade seria ministrada pelo governador Eduardo Leite.