Uma "cuia gigante" no lugar da roda gigante. Um projeto está propondo que a orla do Guaíba receba um prédio de 80 metros em formato de cuia de chimarrão, no lugar da
roda gigante que deverá ser instalada no trecho 2 do espaço. Idealizada pelo designer de produtos Itamar Nogueira, a ideia tem objetivo, conforme seu autor, de valorizar a cultura gaúcha.
“Em vez de inserir um elemento da cultura inglesa, sugiro um monumento tradicional para promover a cultura do Rio Grande do Sul”, afirma Nogueira, que diz querer apresentar a ideia como uma contraproposta à roda-gigante idealizada pela prefeitura.
Notícias sobre Porto Alegre são importantes para você?
Espaço interno da cuia contaria com espaço para lojas, museus e até mesmo um cinema 360º.
Batizado de Projeto Chimarrão, o prédio abrigaria um complexo multicultural e ainda contaria com espaço para lojas, museus, garagens, bibliotecas, serviços de hospedagem e até mesmo um cinema 360º, que seria posicionado na parte metálica que sustenta a cuia. Apresentações de danças gaudérias e pequenas peças de teatro tradicionais também contribuiriam para a atmosfera cultural do ambiente. Para a "bomba do chimarrão", Nogueira sugere uma atração paga: um mirante de 250 metros de altura.
O idealizador do prédio ainda ressalta a expectativa de atrair turismo não apenas de outros estados do Brasil, mas do mundo, para visitar o monumento. “Gostaria que pessoas de diversos países viessem a Porto Alegre prestigiar a estrutura, assim como turistas visitam a Torre Eiffel, em Paris, ou as pirâmides egípcias”.
'Bomba' da cuia incluiria um mirante de 250 metros de altura; prédio teria altura de 80 m.