A partir desta segunda-feira (22), todos os grupos prioritários poderão tomar a vacina contra a gripe nas 134 salas de vacina abertas da Secretaria Municipal de Saúde em Porto Alegre. Assim, serão atendidos crianças, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, idosos, professores, indígenas, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades (doenças preexistentes).
Em Porto Alegre, o atendimento será feito em dias úteis, de segunda a sexta-feira. O horário varia: unidades de saúde atendem das 8h às 17h; a Clínica da Família, na Restinga, das 8h às 20h; e a US Rubem Berta, no bairro Rubem Berta, zona Norte, atende das 7h às 22h. As quatro unidades de saúde com horário estendido (São Carlos, Ramos, Tristeza e Modelo) atendem das 8h às 22h. O Dia D está marcado para 4 de maio, sábado.
A ação faz parte da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra gripe (influenza) realizada no Brasil e se estende até 31 de maio. Neste ano, o Ministério da Saúde aumentou a faixa etária das crianças em um ano – até 2018, eram vacinadas pela rede pública crianças entre seis meses e cinco anos incompletos.
De 15 a 18 de abril foram vacinadas crianças entre seis meses e menos de seis anos e gestantes. De acordo com dados registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até o dia 17 foram vacinadas 8.045 crianças e 1.691 gestantes. O número corresponde a 9% da meta prevista para crianças e 12% para as gestantes.
A meta é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários. Em Porto Alegre, segundo estimativa do órgão federal, os grupos somam 607.042 pessoas