O restaurante de comida japonesa Sushi Drive foi interditado nesta terça-feira (4), em Porto Alegre, após inspeção da Polícia Civil e da vigilância sanitária do município. Entre as irregularidades, o local, que fica no número 140 da avenida Goethe, não tinha alvará sanitário e guardava alimentos impróprios para consumo.
Ao todo, foram descartados e inutilizados 32kg de alimentos totalmente impróprios ao consumo humano, além da apreensão de 14kg de arroz vencido, 3,5kg de alimentos sem identificação, 10kg de atum sem procedência e 3,7kg peixe branco sem procedência. A operação ainda flagrou a presença de formigas na cozinha. Além da loja física, o estabelecimento também atende por telentrega.
No fim da manhã, a faixa de interdição não estava mais na entrada no estabelecimento
O delegado Rafael Liedtke, responsável pela Delegacia do Consumidor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), informou que foi instaurado um inquérito policial contra o proprietário do estabelecimento. Ele poderá ser responsabilizado criminalmente pela prática de crime contra as relações de consumo, cuja pena máxima é de até cinco anos de detenção.
A gerente do estabelecimento, Carmem Kepler, reconheceu que o alvará sanitário estava vencido, mas disse que a empresa já solicitou a emissão de um novo documento.
Ela também confirmou a presença de formigas na cozinha e que havia condimentos, como tempero, canela e chocolate, sem etiquetas. Estamos trabalhando para reverter a interdição e acredito que amanhã (quarta) já estejamos com a loja aberta”, afirmou Carmem.