Na última semana, o Instituo Caldeira lançou um programa de apoio aos jovens no empreendedorismo
Confira as dicas de Felipe Amaral, direto do Campus Caldeira
Na última semana, o Instituo Caldeira lançou um programa de apoio aos jovens no empreendedorismo
O Instituto Caldeira lançou o Geração Caldeira 2025, programa educacional para jovens de 16 a 24 anos de escolas públicas. De acordo com Felipe Amaral, diretor do Campus Caldeira, o programa prepara jovens para o futuro. "O objetivo é preparar os jovens para o mundo do trabalho. Mas temos muitos alunos e ex-alunos que acabam indo para uma veia mais empreendedora. Temos trilhas e caminhos para apoiar esses jovens nos seus negócios", diz. Confira as percepções de Felipe sobre jovens no empreendedorismo.
1. Projetos na prática: todo jovem deveria ter a possibilidade de sonhar em ser empreendedor e desenvolver projetos. Acho que antes de ser empreendedor, pode ser mais simples: transformar ideias em projetos reais, ter capacidade de execução e de testar coisas Acho que essa é a beleza do empreendedorismo. Nada está pronto, nada está certo, e a única maneira de saber é experimentando. É um grande aprendizado independente se a pessoa vai ser depois empreendendo ou não. Curiosidade de fazer coisas diferentes e propor soluções que resolvam problemas reais: isso é o que estimula a empreender.
2. Aprendizado constante: no momento em que se tem uma ideia e experimenta, o aprendizado envolvido nesse processo é muito rico. Então, quanto mais jovem a pessoa for e tiver essa vontade de fazer algo diferente e colocar em prática, é a melhor maneira de aprender. Não existe um curso ou uma formação que vai transformar a pessoa em um empreendedor, mas sim o espírito e a atitude que está dentro de cada um. O que precisamos fazer é criar essas oportunidades para que os jovens tenham a possibilidade de experimentar.
3. Novo olhar: o mundo está em transformação cada vez mais acelerada, e ninguém entende mais disso que os jovens, que já nasceram em um mundo digitalizado. Olhar jovem, contemporâneo, de relações muito mais líquidas, rápidas, conhecimento com abundância e conteúdo para tudo quanto é lado: esses jovens vêm o olhar do futuro. Isso é muito importante para o que vai ser criado, e para que empreendedores mais maduros e mais novos possam construir o que ainda não existe.
Continue sua leitura, escolha seu plano agora!
Já é nosso assinante? Faça login