Com produtos sustentáveis e parceiros locais, a We Toys tem a proposta de estimular a responsabilidade ambiental e social

Marca chega ao mercado com cavalo Caramelo de pelúcia e lucro revertido para reconstrução de escolas do RS


Com produtos sustentáveis e parceiros locais, a We Toys tem a proposta de estimular a responsabilidade ambiental e social

“Tudo começa com uma boa história”, essa é a frase que guia o médico e publicitário Luciano Serpa Hammes na aventura de empreender. Com o propósito de ser um negócio social, a We Toys (@we.toys.oficial) iniciou a sua história no fim deste ano. A primeira aposta da marca conta com a venda de uma pelúcia do cavalo Caramelo, conhecido pelo episódio em que foi resgatado de um telhado em Canoas durante as enchentes de maio. A venda tem 100% do lucro revertido na reconstrução de escolas do Rio Grande do Sul. A marca, que tem foco em brinquedos, colecionáveis e livros ilustrados, chega ao mercado com o propósito de se tornar referência no setor. De acordo com Luciano, a We Toys é uma empresa privada com fins lucrativos, mas com produtos que possuem uma forte responsabilidade social e ambiental. “Cuidamos para que exista uma mensagem no produto, cuidado com o meio ambiente, com o que é feito. Ao final, distribuímos os lucros da empresa para novos projetos sociais e ambientais”, explica. O fundador e voluntário ainda conta que o modelo de negócio é pouco desenvolvido no Brasil, mas que pretendem estimular o formato por aqui.
“Tudo começa com uma boa história”, essa é a frase que guia o médico e publicitário Luciano Serpa Hammes na aventura de empreender. Com o propósito de ser um negócio social, a We Toys (@we.toys.oficial) iniciou a sua história no fim deste ano. A primeira aposta da marca conta com a venda de uma pelúcia do cavalo Caramelo, conhecido pelo episódio em que foi resgatado de um telhado em Canoas durante as enchentes de maio. A venda tem 100% do lucro revertido na reconstrução de escolas do Rio Grande do Sul.

A marca, que tem foco em brinquedos, colecionáveis e livros ilustrados, chega ao mercado com o propósito de se tornar referência no setor. De acordo com Luciano, a We Toys é uma empresa privada com fins lucrativos, mas com produtos que possuem uma forte responsabilidade social e ambiental. “Cuidamos para que exista uma mensagem no produto, cuidado com o meio ambiente, com o que é feito. Ao final, distribuímos os lucros da empresa para novos projetos sociais e ambientais”, explica. O fundador e voluntário ainda conta que o modelo de negócio é pouco desenvolvido no Brasil, mas que pretendem estimular o formato por aqui.
LEIA TAMBÉM > Experimenta: confira o que abriu em Porto Alegre em 2024 no Guia Gastronômico do GeraçãoE

Engajado com o ramo, Luciano destaca as inspirações para o empreendimento, dentre elas está o idealizador do conceito de negócio social, Muhammad Yunus, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2006 por seu trabalho tirando milhões de pessoas de uma situação de extrema vulnerabilidade social.

A ideia de iniciar um empreendimento que trabalha alinhado ao desenvolvimento sustentável e para a melhoria da qualidade de vida da população já era uma constante na vida de Luciano há muito tempo. De acordo com ele, há dois anos a marca começou a se concretizar. Mas após os eventos climáticos que atingiram o Estado, o cavalo Caramelo se tornou o personagem de estreia da We Toys.

A empresa assegura que 100% do lucro obtido com a comercialização dos produtos será direcionado às iniciativas sociais e ambientais. Neste momento, todo o lucro arrecadado com as vendas dos brinquedos está sendo destinado à reconstrução de escolas atingidas. “Todo brinquedo que lançarmos possuirá alto padrão de qualidade e irá além da diversão. Ele contará histórias que inspiram, educam e expandem a imaginação das crianças”, pontua.

De acordo com o fundador da marca, todos os detalhes são pensados com propósito. Desde a etiqueta da pelúcia, confeccionada pela gráfica Impressos Portão, atingida pelas enchentes, até a sacola em que ele vem embalado, feita de plantas com bioplástico de cana-de-açúcar.

Além da pelúcia do caramelo, de 35cm de altura, a história do cavalo é contada a partir de mais outros dois produtos, o livro O conto do cavalo Caramelo e o quebra-cabeças também do personagem. O livro possui capa dura, ilustrações de animais da fauna gaúcha e 36 páginas de acabamento premium. As páginas são preenchidas pelo trabalho do ilustrador gaúcho Éverson Godinho e tem impressão na cidade de Erechim.

O quebra-cabeças de 100 peças é inteiramente produzido com material reciclado e reciclável, motrando paisagens simbólicas do Sul, com araucárias, ponte de pedra, cata-vento, moinho, casas dos imigrantes, rebanhos e animais da região. Todos estes detalhes foram produzidos pelo ilustrador Yuji Schmidt.

Por enquanto, escolas das regiões da Zona Norte de Porto Alegre e das cidades de Eldorado do Sul e Muçum foram as primeiras escolhidas para receber as doações da empresa. Luciano conta que o cavalo Caramelo já passou pelas instituições de ensino médio Eldorado do Sul, pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Oswaldo Vergara, na Capital, e pela Escola Estadual de Ensino Médio General Souza Doca, de Muçum.

Para o futuro, o empreendedor afirma que mais personagens surgirão e que o modelo de negócios da We Toys é permanente. “A empresa nasce e é isso, um negócio social. Sempre doaremos os lucros e nossos produtos sempre serão responsáveis social e ambientalmente. O Caramelo já tem vários amigos que passam pelo livro, e temos uma fauna riquíssima por aqui, personagens que precisarão voltar mais adiante”, conclui.

Como adquirir e apoiar a causa

Os empreendedores destacam que, para o Natal, uma entrega expressa está sendo realizada para a Capital e toda região da grande Porto Alegre, com chegada de um a três dias úteis. Os produtos podem ser comprados individualmente ou em um kit, podendo ser encomendados pelo site da marca (cavalocaramelo.we.toys) ou a partir da loja na Amazon da We Toys. Para conhecer mais da iniciativa, basta acessar o Instagram (@we.toys.oficial).