O Kawa Bar tem na vista para o pôr do sol do Guaíba um de seus pilares

Nova operação do Cais Embarcadero aposta no conceito beach bar com passeio de lancha em Porto Alegre


O Kawa Bar tem na vista para o pôr do sol do Guaíba um de seus pilares

Com a aposta de trazer um beach bar para Porto Alegre, Gustavo Santos, Everton Teixeira, Ruan Prietsch e Guilherme Marin embarcaram em um novo empreendimento com vista para o rio Guaíba: o Kawa Bar (@kawacais). O negócio inaugurou há três semanas e movimenta o Cais Embarcadero, que teve sua reabertura em 12 de novembro, após enfrentar as enchentes de maio. O espaço de gastronomia esteve de portas fechadas desde as chuvas que afetaram o Estado, mas no penúltimo mês do ano, o Cais voltou às suas atividades. Gustavo e Ruan, que já estão à frente uma operação de praia em Xangri-lá, juntaram-se a Guilherme, que possui um bar em Porto Alegre, e a Everton, que está iniciando no mundo do empreendedorismo e dos eventos, para dar vida ao Kawa. “Vimos em POA essa oportunidade de trazer algo que lembrasse a praia, um beach bar. Já tínhamos a vontade de abrir uma operação juntos. Resolvemos trazer a vibe de praia para Porto Alegre”, conta Gustavo.
Com a aposta de trazer um beach bar para Porto Alegre, Gustavo Santos, Everton Teixeira, Ruan Prietsch e Guilherme Marin embarcaram em um novo empreendimento com vista para o rio Guaíba: o Kawa Bar (@kawacais). O negócio inaugurou há três semanas e movimenta o Cais Embarcadero, que teve sua reabertura em 12 de novembro, após enfrentar as enchentes de maio.

O espaço de gastronomia esteve de portas fechadas desde as chuvas que afetaram o Estado, mas no penúltimo mês do ano, o Cais voltou às suas atividades. Gustavo e Ruan, que já estão à frente uma operação de praia em Xangri-lá, juntaram-se a Guilherme, que possui um bar em Porto Alegre, e a Everton, que está iniciando no mundo do empreendedorismo e dos eventos, para dar vida ao Kawa.

Vimos em POA essa oportunidade de trazer algo que lembrasse a praia, um beach bar. Já tínhamos a vontade de abrir uma operação juntos. Resolvemos trazer a vibe de praia para Porto Alegre”, conta Gustavo.
O período de cheias, porém, afetou diretamente os planos de inúmeros empreendedores do Estado. Gustavo conta que os sócios levaram em consideração os aprendizados de maio na hora de elaborar o negócio. "Todos nós desejamos que o Rio Grande do Sul não passe por outros eventos como este. Mas entendemos o risco da região, e construímos uma estrutura pensando nisso, com uma base de concreto e mobiliários de madeira que são facilmente removíveis. Estar no Cais Embarcadero, trazendo um beach bar, algo novo para a cidade, é algo que acreditamos valer muito a pena”, pontua.

O Kawa conta com uma programação para o público em geral durante as sextas-feiras, sábados e domingos, com a presença de DJ’s e banda ao vivo, variando os estilos musicais. Durante a semana, o bar fica aberto para eventos corporativos e privados.

A respeito da recepção do público, os empreendedores estão satisfeitos. “Estamos entendendo como o público está se sentindo. A parte sunset está bombando, o sol se põe aqui na frente, e o pessoal curte escutar uma música eletrônica”, conta.

O local funciona com ingresso na entrada, que normalmente inicia no valor de R$ 20,00, com ocupação por chegada ou reserva. Além das atrações musicais, o Kawa oferece, juntamente aos ingressos de camarote, a opção de um passeio de lancha pelo rio Guaíba. Com saída na marina do Cais Embarcadero, os clientes podem dar uma volta pelas águas, registrar o momento e voltar ao evento.
LEIA TAMBÉM > Com drinks e gastronomia diversificada, bar do Bom Fim abre nova operação no Moinhos de Vento

A história do Kawa, porém, veio se construindo aos poucos na vida dos empreendedores. Após seis anos trabalhando na produção do festival Planeta Atlântida, Gustavo recebeu o convite para integrar a área administrativa do Cais Embarcadero, onde permanece trabalhando. “Nesse momento, pensei em criar um evento. Eu e o Ruan começamos a fazer festas itinerárias em espaços de Porto Alegre. Até criarmos o espaço em Xangri-lá, onde só operamos no verão. Agora, nós temos nossa casa própria definitivamente, o Kawa”, explica.

Ele pontua o ingresso de Everton no empreendimento. Com mais de 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos, o sócio vive há três anos em São Paulo, mas embarcou na possibilidade de abrir o Kawa com os amigos em 2024. “Já vinha com essa inquietação de empreender, conversei com amigos sobre os desafios e o quão difícil é o começo”, conta Everton. Em março, ele voltou ao Rio Grande do Sul para passar um tempo com a família, mas com a chegada das enchentes, ficou por 60 dias trabalhando aqui.

“Esse período foi importante para perceber ainda mais o que é prioridade nas minhas escolhas. E a prioridade era empreender”, pontua. Ele explica que foi em busca de compreender quais as dificuldades de quem empreende. “O grande retorno que tive como resposta foi: se conectar com pessoas ou com sócios que têm o mesmo objetivo que você e que são complementares. E acho que esse é o segredo do nosso sucesso, somos quatro sócios com perfis diferentes que se complementam”, diz Everton.

Ele ainda explica que é um caminho com muitas incertezas. “Muitas vezes, é preciso alterar rotas. Trilhamos nesses meses, de junho até setembro, após a enchente, muita dedicação e planejamento”, conclui.

Com as portas abertas, a cozinha do bar é uma parceria com a Alegrow. A clientela vai até o caixa e solicita o cardápio da Alegrow, que também opera dentro do Cais Embarcadeiro. Para o futuro, os empreendedores projetam continuar as melhorias de funcionamento e expandir o negócio.

Gustavo afirma que os quatro estão muito contentes com as propostas de eventos que estão recebendo, algo que os enche de confiança para o futuro do Kawa. "Nos surpreendeu, em tão pouco tempo, ter tanta repercussão e tantas pessoas. A galera comprou muito a ideia, nos preocupamos muito com os feedbacks. Quase tudo que recebemos é construtivo e conseguimos ir implementando”, conta.

Local e horário de funcionamento Kawa

O Kawa Bar fica localizado na Avenida Mauá, n°1050, no Armazém A7 do Cais Embarcadero, que fica no bairro Centro Histórico. O bar opera de sexta-feira a domingo, das 17h à meia-noite.