Foi por conta da paixão em comum de Eduardo Guerra, Eduardo Reis e Eduardo Pompermayer por jogos de tabuleiro que o trio criou o 3dus. A iniciativa, que inicialmente era um canal no YouTube, transformou-se em um estúdio de criação que já conta com dois jogos publicados.
Eduardo Pompermayer é professor de matemática e desenvolveu o hábito de utilizar jogos de tabuleiro como ferramenta pedagógica dentro da sala de aula. Com o tempo, ele passou a ministrar oficinas focadas na prática desses jogos e, por conta disso, tomou a iniciativa de gravar vídeos didáticos sobre esse tipo de material.
“Jogava quando criança, mas era algo muito esporádico. A paixão por esses jogos surgiu quando eu trabalhei com estudantes que participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Um colega meu levava para trabalhar com os alunos e eu gostei, passei a jogar com a minha família e amigos”, relembra Eduardo Pompermayer.
Foi aí que seus amigos Eduardo Reis e Eduardo Guerra, outros entusiastas do universo dos jogos de mesa, tiveram a ideia de aproveitar os vídeos que eram produzidos para as oficinas e criar um canal no YouTube focado no assunto. Assim surgiu o 3dus.
“Um dia mostrei os vídeos para meus amigos e eles quiseram criar um canal. Como já tinha os vídeos, pensei que seria um hobby dentro de um outro hobby e aceitei. Hoje já temos o canal há mais de 7 anos”, relembra Eduardo Pompermayer.
Com quase uma década de canal, o trio passou a nutrir a ideia de lançar seu primeiro título em conjunto. Eduardo Reis e Eduardo Guerra já haviam publicado jogos independentes e sabiam como funcionava o processo de criação.
Assim, eles tiveram a ideia do seu primeiro jogo: o Guardian Super Force. Trata-se de um jogo de cartas cooperativo onde todos os jogadores colaboram para ajudar os heróis a prender os vilões e salvar a cidade. Depois de um longo processo de testes com amigos e familiares, o jogo finalmente saiu do papel. “Tive a ideia baseada em um outro jogo do Eduardo Guerra. Mandei para ele e criamos o protótipo. Aí começamos a testar com amigos, depois pessoas diferentes para pegar os feedbacks, o que está bom, o que está ruim e ir corrigindo”, afirma Eduardo.
Depois de pronto, o desafio era encontrar alguém disposto a publicar a criação do trio. Inicialmente, eles tiveram a ideia de disponibilizar o jogo online para quem quisesse imprimi-lo. Porém, a 3dus conseguiu uma parceria com a editora Jelly Monster e o Guardian Super Force foi oficialmente lançado.

3DUS - empreendimento que cria jogos. GE Eduardo, professor.
TÂNIA MEINERZ/JC
“Não são jogos como os clássicos. São jogos de tabuleiro modernos. Nossos jogos são mais rápidos, estratégicos e com mecânicas mais fechadas. Tem jogo para tudo que é público”, pondera.
O 3dus está presente no Instagram no @canal3dus e no Youtube, como 3dus. Seus jogos são comercializados em lojas especializadas em jogos de tabuleiro, ou no site www.jellymonster.com.br.