A marca 3dus começou como um canal no YouTube e, atualmente, transformou-se em um estúdio de criação de jogos em Porto Alegre

A partir de canal de Youtube, amigos desenvolvem estúdio de criação de jogos de tabuleiro


A marca 3dus começou como um canal no YouTube e, atualmente, transformou-se em um estúdio de criação de jogos em Porto Alegre

Foi por conta da paixão em comum de Eduardo Guerra, Eduardo Reis e Eduardo Pompermayer por jogos de tabuleiro que o trio criou o 3dus. A iniciativa, que inicialmente era um canal no YouTube, transformou-se em um estúdio de criação que já conta com dois jogos publicados.
Foi por conta da paixão em comum de Eduardo Guerra, Eduardo Reis e Eduardo Pompermayer por jogos de tabuleiro que o trio criou o 3dus. A iniciativa, que inicialmente era um canal no YouTube, transformou-se em um estúdio de criação que já conta com dois jogos publicados.
Eduardo Pompermayer é professor de matemática e desenvolveu o hábito de utilizar jogos de tabuleiro como ferramenta pedagógica dentro da sala de aula. Com o tempo, ele passou a ministrar oficinas focadas na prática desses jogos e, por conta disso, tomou a iniciativa de gravar vídeos didáticos sobre esse tipo de material.
“Jogava quando criança, mas era algo muito esporádico. A paixão por esses jogos surgiu quando eu trabalhei com estudantes que participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Um colega meu levava para trabalhar com os alunos e eu gostei, passei a jogar com a minha família e amigos”, relembra Eduardo Pompermayer.
Foi aí que seus amigos Eduardo Reis e Eduardo Guerra, outros entusiastas do universo dos jogos de mesa, tiveram a ideia de aproveitar os vídeos que eram produzidos para as oficinas e criar um canal no YouTube focado no assunto. Assim surgiu o 3dus.
“Um dia mostrei os vídeos para meus amigos e eles quiseram criar um canal. Como já tinha os vídeos, pensei que seria um hobby dentro de um outro hobby e aceitei. Hoje já temos o canal há mais de 7 anos”, relembra Eduardo Pompermayer.
Com quase uma década de canal, o trio passou a nutrir a ideia de lançar seu primeiro título em conjunto. Eduardo Reis e Eduardo Guerra já haviam publicado jogos independentes e sabiam como funcionava o processo de criação.
Assim, eles tiveram a ideia do seu primeiro jogo: o Guardian Super Force. Trata-se de um jogo de cartas cooperativo onde todos os jogadores colaboram para ajudar os heróis a prender os vilões e salvar a cidade. Depois de um longo processo de testes com amigos e familiares, o jogo finalmente saiu do papel. “Tive a ideia baseada em um outro jogo do Eduardo Guerra. Mandei para ele e criamos o protótipo. Aí começamos a testar com amigos, depois pessoas diferentes para pegar os feedbacks, o que está bom, o que está ruim e ir corrigindo”, afirma Eduardo.
Depois de pronto, o desafio era encontrar alguém disposto a publicar a criação do trio. Inicialmente, eles tiveram a ideia de disponibilizar o jogo online para quem quisesse imprimi-lo. Porém, a 3dus conseguiu uma parceria com a editora Jelly Monster e o Guardian Super Force foi oficialmente lançado.
3DUS - empreendimento que cria jogos. GE Eduardo, professor. | TÂNIA MEINERZ/JC
3DUS - empreendimento que cria jogos. GE Eduardo, professor. TÂNIA MEINERZ/JC


A 3dus conta também com um segundo jogo publicado, o Fórmula Pop, que simula uma corrida de carros, onde a pista de corrida é montada de forma modular com cartas, permitindo que o traçado seja diferente a cada partida. Algo enfatizado por Eduardo é que os títulos publicados por eles se diferem dos clássicos, como Jogo da Vida ou Banco Imobiliário.

“Não são jogos como os clássicos. São jogos de tabuleiro modernos. Nossos jogos são mais rápidos, estratégicos e com mecânicas mais fechadas. Tem jogo para tudo que é público”, pondera.

O 3dus está presente no Instagram no @canal3dus e no Youtube, como 3dus. Seus jogos são comercializados em lojas especializadas em jogos de tabuleiro, ou no site www.jellymonster.com.br.