Conheça 10 negócios que operam em edifícios históricos da Capital

LISTA: 10 operações gastronômicas em casarões históricos de Porto Alegre


Conheça 10 negócios que operam em edifícios históricos da Capital

Dar vida a pontos clássicos da cidade. Essa é a proposta de diversos negócios que operam em casarões históricos de Porto Alegre. Respeitando a história, mas sempre de olho na renovação, empreendedores e empreendedoras apostam em imóveis icônicos e até centenários para abrigar seus negócios. Apesar dos desafios, a escolha é um diferencial na hora de atrair a clientela.Confira uma lista com 10 operações de gastronomia em casarões históricos de Porto Alegre.1. Food hall no Centro Histórico O UP Food Art é um complexo gastronômico e cultural do Centro Histórico da Capital ANA TERRA FIRMINO/JC
Dar vida a pontos clássicos da cidade. Essa é a proposta de diversos negócios que operam em casarões históricos de Porto Alegre. Respeitando a história, mas sempre de olho na renovação, empreendedores e empreendedoras apostam em imóveis icônicos e até centenários para abrigar seus negócios. Apesar dos desafios, a escolha é um diferencial na hora de atrair a clientela.

Confira uma lista com 10 operações de gastronomia em casarões históricos de Porto Alegre.

1. Food hall no Centro Histórico
 O UP Food Art é um complexo gastronômico e cultural do Centro Histórico da Capital | ANA TERRA FIRMINO/JC
O UP Food Art é um complexo gastronômico e cultural do Centro Histórico da Capital ANA TERRA FIRMINO/JC
No coração do Centro Histórico de Porto Alegre, o UP Food Art reúne diversas operações de gastronomia e uma agenda de entretenimento em um casarão ao lado da Casa de Cultura Mario Quintana. O local começou a operar no segundo semestre de 2023 e conta com operações de sushi, drinks, café, hambúrguer, pizza e bistrô.

UP Food Art: Rua dos Andradas, nº 788, Centro Histórico. A operação é de terça-feira a domingo, das 11h às 23h.
2. Cafeteria no 4º Distrito
 O casarão, construído em 1914, foi revitalizado para negócio | THAYNÁ WEISSBACH/JC
O casarão, construído em 1914, foi revitalizado para negócio THAYNÁ WEISSBACH/JC
Operando em um casarão centenário no bairro São Geraldo, o Imperador Café une história do Brasil e cafeteria em um mesmo espaço. O casarão, construído em 1914, foi revitalizado para negócio, que abriu as portas em março. No entanto, em maio, foi atingido pelas enchentes, mas já está com as atividades normalizadas.

Imperador Café: avenida Félix da Cunha, nº 91, bairro São Geraldo. De segunda-feira a sábado, a operação é das 12h às 20h. Aos domingos, das 14h às 19h.
3. Gastronomia belga em Porto Alegre
Carlos Fernandes e Caco Zanchi estão à frente do Antuérpia | TÂNIA MEINERZ/JC
Carlos Fernandes e Caco Zanchi estão à frente do Antuérpia TÂNIA MEINERZ/JC
Operando desde agosto deste ano, o Antuérpia é um bistrô e multiespaço no bairro Moinhos de Vento. O negócio é comandado pelo o chef gaúcho Caco Zanchi e pelo empresário Carlos Fernandes. Funcionando como bistrô, empório, café e galeria de arte, a operação tem forte influência da gastronomia belga, reflexo dos 22 anos em que o chef viveu na Europa, grande parte na Bélgica.

Antuérpia: rua Félix da Cunha, nº 1143, bairro Moinhos de Vento. De terça-feira a sábado, a operação é das 11h45min às 21h. Aos domingos, das 11h45min às 18h.
4. Vinhos no Menino Deus
O negócio fica na rua Múcio Teixeira, nº 188, no bairro Menino Deus | TÂNIA MEINERZ/JC
O negócio fica na rua Múcio Teixeira, nº 188, no bairro Menino Deus TÂNIA MEINERZ/JC
O Armazém Résistance nasceu da união de cinco amigos apaixonados por vinhos. Proprietários da marca Résistance Vinhos desde 2019, Evandro Krebs Gonçalves, Paulo Luiz Schmidt, Ary Marimon, Edson Lerrer e Francisco Rossal decidiram, em junho de 2023, abrir uma loja física para ter um contato maior com o consumidor final. O espaço é inspirado nos bares de Sevilla e ocupa um casarão no bairro Menino Deus. Por se tratar de um casarão com a fachada tombada, muitos dos elementos originais da construção foram mantidos.

Armazém Résistance: rua Múcio Teixeira, nº 188, Menino Deus. A operação é de segunda a sexta-feira, das 16h às 21h.
5. Esquina clássica do Bom Fim
O Tuyo busca democratizar o consumo de vinhos | TÂNIA MEINERZ/JC
O Tuyo busca democratizar o consumo de vinhos TÂNIA MEINERZ/JC
Ocupando a esquina das ruas Felipe Camarão e Vasco da Gama no bairro Bom Fim, o Tuyo tem como carro-chefe os vinhos, com a proposta de democratizar e descomplicar o consumo da bebida. Inspirado em Buenos Aires, a operação ocupa um casarão de 1940 e preserva elementos da arquitetura do espaço em sua decoração.

Tuyo: rua Felipe Camarão, nº 268, no bairro Bom Fim. A operação é de terça-feira a sábado, das 18h30min às 23h30min.
6. Tradição gaúcha na CB
Don Dieguito fixou sua operação em um casarão na esquina das ruas Gen. Lima e Silva e Olavo Bilac | ISADORA JACOBY/ESPECIAL/JC
Don Dieguito fixou sua operação em um casarão na esquina das ruas Gen. Lima e Silva e Olavo Bilac ISADORA JACOBY/ESPECIAL/JC
A Don Dieguito fixou sua operação em um casarão na esquina das ruas Gen. Lima e Silva e Olavo Bilac, no bairro Cidade Baixa. A proposta do negócio é manter viva a tradição gaúcha através da música nativista, presente em apresentações, e shows que acontecem na pizzaria.

Don Dieguito: rua Olavo Bilac, nº 243, Cidade Baixa. O funcionamento acontece de segunda a quinta-feira, das 18h30min às 23h. Sextas e sábados a operação é até às 23h30min.

7. Novidade no Farroupilha
Rodolfo Jardim e Tiago Both são alguns dos nomes por trás da Real Fucking Burger | STÉFANI RODRIGUES/ARQUIVO/JC
Rodolfo Jardim e Tiago Both são alguns dos nomes por trás da Real Fucking Burger STÉFANI RODRIGUES/ARQUIVO/JC
Inaugurada em março de 2020, a hamburgueria artesanal Real Fucking Burger chegou ao bairro Farroupilha. O restaurante operava no bairro São Geraldo até maio, quando foi severamente atingido pela enchente. O novo ponto, na avenida Venâncio Aires, fica em um casarão histórico dos anos 1930, que possui cerca de 380 m².

Real Fucking Burger: avenida Venâncio Aires, nº 1025, bairro Farroupilha. A operação é de terça-feira a sábado, das 18h às 23h.

8. Luta antirracista em casarão da Cidade Baixa
 Luiz Roberto Bomfim Sampaio, proprietário da Griô | JAMIL AIQUEL/ESPECIAL/JC
Luiz Roberto Bomfim Sampaio, proprietário da Griô JAMIL AIQUEL/ESPECIAL/JC
Fundada em 2021 por Luiz Roberto Bomfim Sampaio, a Griô Burguer busca ser um reduto de exaltação e conscientização da luta antirracista e da cultura afro-brasileira em Porto Alegre. A operação ocupa um casarão histórico localizado na Cidade Baixa.

Griô: Travessa do Carmo, nº 76, Cidade Baixa. A hamburgueria opera de terça a quinta-feira, das 17h30min às 23h30min. Sextas e sábados o funcionamento é das 17h à 1h.


9. Novidade no Moinhos de Vento
Tiago Schmitz, empreendedor à frente da Charlie | TÂNIA MEINERZ/JC
Tiago Schmitz, empreendedor à frente da Charlie TÂNIA MEINERZ/JC
A quarta loja da Charlie na Capital se prepara para abrir as portas em novembro. O novo endereço, no bairro Moinhos de Vento, fica em um casarão histórico de dois andares, que abrigará empório, cafeteria e padaria. O novo espaço conta com duas casas integradas e tombadas como patrimônio histórico do município. O casarão é uma das construções que está sendo preservada na região.

Charlie: rua Barão de Santo Ângelo, nº 212, no Moinhos de Vento.

10. Vinhos naturais no Moinhos
A Casa Vivá opera em um casarão de 540 m², construído na década de 1940 | EVANDRO OLIVEIRA/JC
A Casa Vivá opera em um casarão de 540 m², construído na década de 1940 EVANDRO OLIVEIRA/JC
Reunindo um grande acervo de vinhos naturais, a Casa Vivá opera em um casarão de 540 m², construído na década de 1940. Com objetivo de aproximar o público do consumo de vinhos, a operação conta com o bar na calçada, que serve como a porta de entrada para a Casa.

• Casa Vivá: rua Barão do Santo Angelo, nº 376. A operação é de terça-feira a sábado, das 11h às 22h. Aos domingos, das 11h às 19h.