Coragem para fazer aquilo que você acredita

Confira as dicas de empreendedorismo de Mateus Barcelos de Menezes

Coragem para fazer aquilo que você acredita

Mateus Barcelos de Menezes está à frente da marca Meu Sapato Preto, que completou cinco anos em 2024 e se prepara para abrir a primeira loja em São Paulo. Confira as dicas do empreendedor:
Mateus Barcelos de Menezes está à frente da marca Meu Sapato Preto, que completou cinco anos em 2024 e se prepara para abrir a primeira loja em São Paulo. Confira as dicas do empreendedor:
1. Ame o produto, mas descubra se o mercado também pode amar ele


Encontre um produto que você ame e tenha orgulho de dizer que é seu e busque entender se os clientes
enxergam a mesma coisa que você sobre ele. Este produto é único e diferente do que já existe? Se não
for, encontre o seu diferencial em relação ao mercado, pois, sem algum destes dois pontos, a batalha
será mais difícil. Lembrete: preço mais baixo que o mercado também pode ser um diferencial.


2.Tenha coragem


Normalmente, só temos coragem de mudar algo, fazer alguma transformação ou melhoria, quando passamos por um momento difícil. Não espere outra pandemia, outra enchente ou qualquer outro momento complexo para ter coragem para fazer aquilo que você acredita.


3.Objetivo precisa estar no papel, na parede ou em qualquer lugar que você olhe todos os dias


Ter objetivos claros é o atalho para um negócio dar certo. Se colocar no papel, fica ainda mais fácil. Registre os objetivos, depois registre as ações necessárias para atingi-los, pense no que pode impedir de dar certo e contorne isso, depois crie indicadores que mostrem se você está no caminho e quando tudo começar a funcionar use os indicadores para entender se tudo está indo bem ou se precisa de ajustes. Havendo necessidade de ajustes, corrija a rota o mais rápido possível...


4.Se prepare para as derrotas. Não desista!


Os dias duros de empreender não aparecem no Instagram. Vão ter (vários) dias que não se bate a meta de vendas, que há problemas de equipe, que o fornecedor atrasa entrega, que você pensará algo incrível e aplicando não terá o resultado desejado. Não desista!


5. Seja generalista para contratar especialistas


Aproveite o início para aprender de maneira generalista tudo sobre seu negócio. É muito mais fácil fazer isso quando o negócio é pequeno e esse aprendizado servirá como base para contratar pessoas especialistas em cada área e monitorar a performance da equipe quando a operação estiver maior. Não pense que você vai trabalhar menos sendo empresário, mas, com o tempo, tente construir uma rotina o qual consiga equilibrar o tempo entre as agendas de saúde, família, empresa e amigos.


6. Mesmo pequeno, seja grande


Todo negócio começa do pequeno e do zero, e nunca foi tão fácil parecer uma empresa grande mesmo sendo pequeno. Capriche na imagem que sua empresa vai ter no mercado desde o começo. As redes sociais permitiram que empresas de qualquer porte possam competir entre si, diante dessa oportunidade jogue o jogo nas mesmas condições dos grandes.


7. Celebre cada conquista e coloque no papel os próximos objetivos


Celebre cada passo da jornada. São estes momentos que nos ajudam a viver os dias duros sabendo que dias melhores virão. Ao atingir cada objetivo, coloque no papel novas metas, pois é isso que fará sua empresa estar sempre evoluindo. O resultado de hoje é a base para a meta de amanhã!