Para celebrar o Dia Internacional do Café, confira 10 novas cafeterias que abriram em 2024 na Capital

LISTA: 10 novas cafeterias de Porto Alegre para celebrar Dia Internacional do Café


Para celebrar o Dia Internacional do Café, confira 10 novas cafeterias que abriram em 2024 na Capital

Em qualquer hora ou em qualquer lugar, há espaço para um cafezinho. Do mais simples aos  especiais, quente, gelado, doce ou purinho: tem para todos os gostos. Para marcar o Dia Internacional do Café, comemorado em 1 de outubro, o GeraçãoE reuniu 10 cafeterias que abriram em 2024 em Porto Alegre para celebrar a data tomando um cafezinho.
Em qualquer hora ou em qualquer lugar, há espaço para um cafezinho. Do mais simples aos  especiais, quente, gelado, doce ou purinho: tem para todos os gostos. Para marcar o Dia Internacional do Café, comemorado em 1 de outubro, o GeraçãoE reuniu 10 cafeterias que abriram em 2024 em Porto Alegre para celebrar a data tomando um cafezinho.

1. Uai Why
Empreendimento mistura quitutes das culturas mineira e norte-americana, além dos cafés gelados | EVANDRO OLIVEIRA/JC
Empreendimento mistura quitutes das culturas mineira e norte-americana, além dos cafés gelados EVANDRO OLIVEIRA/JC

A mistura de um mineiro com uma norte-americana resultou no Uai Why (@uaiwhy.poa). O café, localizado no bairro Bom Fim, trouxe para Porto Alegre um pouquinho de Minas Gerais e dos Estados Unidos. O local tem como carro-chefe cafés gelados, lemonades e pães de queijo recheados. Com cerca de 10 opções de iced coffees, a cafeteria se destaca pela oferta da iguaria gelada, disponível em variadas combinações, como chocolate com menta e abóbora com especiarias.
• Uai Why: rua Irmão José Otão, nº 576, no bairro Bom Fim.
• Horário: de terça-feira a domingo, das 12h às 19h.

2. Café Imperador
Capuccino e a mousseline de pistache, destaques do Café Imperador | THAYNÁ WEISSBACH/JC
Capuccino e a mousseline de pistache, destaques do Café Imperador THAYNÁ WEISSBACH/JC

O Café Imperador (@imperador.cafe) é um café temático localizado no bairro São Geraldo, no Quarto Distrito. O estabelecimento funciona em um casarão construído em 1914, revitalizado especialmente para esse projeto. A temática do negócio remete ao período em que o Brasil deixou de ser um império para se tornar uma república, trazendo à tona personalidades históricas do País, como Dom Pedro II, o último imperador. O local oferece cafés tradicionais, especiais com leite, gelados e alcoólicos. Todos os cafés podem ser acompanhados por uma mousseline, doce famoso do café.
• Café Imperador: rua Félix da Cunha, nº 91, no bairro São Geraldo.
• Horário:  de segunda a sábado, das 12h às 20h.

3. Baden Mercado Público
Comemorando os 252 anos de Porto Alegre, a Baden (@badentorrefacao) abriu em 2024 uma unidade no Mercado Público | TÂNIA MEINERZ/JC
Comemorando os 252 anos de Porto Alegre, a Baden (@badentorrefacao) abriu em 2024 uma unidade no Mercado Público TÂNIA MEINERZ/JC

A Baden (@badentorrefacao) abriu, em 2024, uma unidade no Mercado Público. O local conta com cafés especiais da Baden, uma das marcas precursoras no assunto em Porto Alegre. No portfólio, estão o Bourbon Vermelho, doce e amendoado, carro-chefe da marca, e outros cinco grãos que variam conforme as safras — entre eles, o orgânico e o descafeinado. Entre os métodos, o espresso e os filtrados — Aeropress, French Press, Clever, Koar, Chemex — e as bebidas: cafés quentes, gelados, com e sem álcool.
• Baden Mercado Público: Mercado Público de Porto Alegre, lojas 56 e 58, 2º piso, no Centro Histórico.
• Horário: de segunda a sexta, das 9h às 19h. Aos sábados, das 9h às 17h.

4. Le Monde Café e Studio
Le Monde, espaço que une cafeteria literária e estúdio de design de unhas  | TÂNIA MEINERZ/JC
Le Monde, espaço que une cafeteria literária e estúdio de design de unhas TÂNIA MEINERZ/JC

O Le Monde Café e Studio (@lemondecafeteria) une as operações de cafeteria e estúdio de nail design em um ambiente inspirado nas viagens feitas pelo casal de proprietários e no gosto pela literatura. A ideia do espaço é oferecer um local focado em cafés, com ambiente acolhedor para trabalhar na Zona Norte da Capital. Na entrada, estão dispostas mesas e prateleiras com livros para quem deseja aproveitar o tempo na cafeteria lendo. Entre os cafés do cardápio do Le Monde, destaca-se o cappuccino, que leva creme de avelã com toques de canela.
• Le Monde Café e Studio: rua Joaquim Silveira, nº 256, no bairro São Sebastião.
• Horário: de segunda a sexta, das 9h às 18h30min. 

5. Lucca Bakery
O local oferece café passado no sistema refil! | LUCCA BAKERY/REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/JC
O local oferece café passado no sistema refil! LUCCA BAKERY/REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/JC

No bairro Moinhos de Vento, a Lucca Bakery (@luccabakerypoa) é uma padaria que tem como carro-chefe croissants e medialunas. O local oferece opções mais tradicionais de cafés, mas conta com um open de café passado. O cliente que chega para trabalhar paga um valor fixo e toma café à vontade.
• Lucca Bakery: rua Dinarte Ribeiro, nº 128, no bairro Moinhos de Vento.
• Horário: todos os dias, das 9h às 20h. 

6. Bibah Brownies
O local oferece opções de cafés tradicionais, quentes e gelados | BIBAH BORWNIES/DIVULGAÇÃO/JC
O local oferece opções de cafés tradicionais, quentes e gelados BIBAH BORWNIES/DIVULGAÇÃO/JC

O Bibah Brownies (@bibahbrownies), café que opera no Bom Fim, abriu uma cafeteria no bairro Rio Branco. O negócio foca na produção de brownies e cookies, opções de cafés quentes e gelados. São cinco opções de iced coffees, além dos mais tradicionais como cappuccino, americano, espresso e mocha.
• Bibah Brownies: rua Miguel Tostes, nº 457, no bairro Rio Branco.
• Horário: de segunda a quinta, das 13h30min às 19h30min; sextas, das 12h30min às 18h30min; sábados, das 14h às 18h, e domingos, das 15h às 19h. 

7. Geleia da Bisa
 O local oferece um cardápio mais enxuto com iguarias que levam a Geleia da Bisa | EVANDRO OLIVEIRA/JC
O local oferece um cardápio mais enxuto com iguarias que levam a Geleia da Bisa EVANDRO OLIVEIRA/JC

Há três semanas, a Geleia da Bisa (@geleiasdabisa), conhecida pelas geleias artesanais, abriu um café junto à loja na Zona Sul. O local oferece um cardápio mais enxuto com iguarias que levam a Geleia da Bisa e cafés tradicionais, como o café espresso e o capuccino da Bisa. O café utilizado no empreendimento vem da Serra Gaúcha, o Dulina Café. 
• Geleia da Bisa: rua Doutor Mario Totta, nº 645, no bairro Tristeza.
• Horário: de terça a sexta, das 13h30min às 17h30min e aos sábados, das 11h às 17h30min.

8. Café Porto Farrô
Com cardápio enxuto e atento à gastronomia vegana, o café segue sendo o principal foco do Porto Farrô | THAYNÁ WEISSBACH/JC
Com cardápio enxuto e atento à gastronomia vegana, o café segue sendo o principal foco do Porto Farrô THAYNÁ WEISSBACH/JC

O Porto Farrô (@cafeportofarro) tem a proposta de celebrar a arte urbana de Porto Alegre. A cafeteria, que passou a operar em um novo ponto este ano, tem uma parede grafitada pelo artista Jackson Brum (@jacksonbrum) na fachada. O espaço também conta com um mezanino pensado para receber eventos culturais. O estabelecimento tem o foco nos cafés especiais.
• Porto Farrô: avenida Venâncio Aires, nº 1031, no bairro Farroupilha.
• Horário: de segunda a sábado, das 8h30min às 18h30min.

9. Sensorial Café
O local oferece café nos mais diversos métodos: prensa francesa, chemex e aeropress, além de espresso, piccolo e versões geladas como iced latte, espresso tônica e cappuccino caramel | SENSORIAL CAFÉ/REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/JC
O local oferece café nos mais diversos métodos: prensa francesa, chemex e aeropress, além de espresso, piccolo e versões geladas como iced latte, espresso tônica e cappuccino caramel SENSORIAL CAFÉ/REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/JC

O empreendimento, que iniciou como uma cafeteria móvel, hoje conta com um ponto fixo no bairro Moinhos de Vento. O foco do Sensorial Café (@sensorial.cafe) sempre foram os cafés especiais. Atualmente, o estabelecimento utiliza os grãos da marca de torrefação Abuela. O local oferece bebidas básicas, como espresso duplo, carioca e cappuccino tradicional italiano, além dos mocaccinos, cappuccinos de caramelo e cappuccinos de avelã.
• Sensorial Café: rua 24 de Outubro, nº 395, loja 3, no bairro Moinhos de Vento.
• Horário: de segunda a sábado, das 10h às 18h. 

10. Marzari Caffè
 cardápio conta com mais de 10 cafés quentes e três opções geladas | FERNANDA FELTES/JC
cardápio conta com mais de 10 cafés quentes e três opções geladas FERNANDA FELTES/JC

A Marzari Caffè (@marzari.caffe) é uma cafeteria com inspirações na gastronomia italiana. O cardápio conta com mais de 10 cafés quentes e três opções geladas. Entre os destaques, estão o clássico espresso e o ristretto, variação italiana do espresso, com a diferença de ser mais curto e concentrado. O caffè latte gelado, que leva espresso, leite e gelo, é um dos mais pedidos.
• Marzari Caffè: rua Tenente Coronel Fabricio Pillar, nº 1033, no bairro Mont'Serrat.
• Horário: de terça a sábado, das 14h às 19h. Aos domingos, das 14h às 18h30min.