O local, no bairro Cidade Baixa, conta com coworking e salas para reunião

Associação que busca promover o afroempreendedorismo abre nova sede em Porto Alegre


O local, no bairro Cidade Baixa, conta com coworking e salas para reunião

A Odabá é uma associação que visa promover a ascensão econômica do povo negro através do afroempreendedorismo. Com consultorias, qualificações e workshops disponibilizados aos membros, a associação busca oferecer todo o auxílio possível para afroempreendedores do Brasil inteiro. Neste ano, foi aberta ao público a Casa Odabá, uma sede fixa da associação, com espaço para coworking, salas profissionais para locação e auditório para encontros e palestras.A ideia de uma casa para o projeto existe há alguns anos. Sem um ponto fixo desde a pandemia, os associados passaram a sentir falta de um local para chamar de seu. “Tínhamos um espaço no bairro Moinhos de Vento, atrás do Shopping Moinhos, mas era outra proposta, tinha apenas coworking. Com a pandemia, tivemos que fechar. Depois, levamos um tempo para nos organizarmos. Não é simples encontrar um espaço desses sendo uma organização sem fins lucrativos”, explica Kenia Aquino, presidente da Odabá.
A Odabá é uma associação que visa promover a ascensão econômica do povo negro através do afroempreendedorismo. Com consultorias, qualificações e workshops disponibilizados aos membros, a associação busca oferecer todo o auxílio possível para afroempreendedores do Brasil inteiro. Neste ano, foi aberta ao público a Casa Odabá, uma sede fixa da associação, com espaço para coworking, salas profissionais para locação e auditório para encontros e palestras.

A ideia de uma casa para o projeto existe há alguns anos. Sem um ponto fixo desde a pandemia, os associados passaram a sentir falta de um local para chamar de seu. “Tínhamos um espaço no bairro Moinhos de Vento, atrás do Shopping Moinhos, mas era outra proposta, tinha apenas coworking. Com a pandemia, tivemos que fechar. Depois, levamos um tempo para nos organizarmos. Não é simples encontrar um espaço desses sendo uma organização sem fins lucrativos”, explica Kenia Aquino, presidente da Odabá.
LEIA TAMBÉM> LISTA: 10 novas cafeterias de Porto Alegre para celebrar Dia Internacional do Café

Com 300 m², dois andares e um espaçoso quintal, a diretoria da Odabá tem planos ambiciosos para a nova sede. O espaço conta com três salas privativas que já estão alugadas e quatro salas coletivas, divididas entre espaços para coworking, sala de atendimento para profissionais da área da saúde, sala de reuniões e um auditório para 50 pessoas.

Queremos incentivar o afroempreendedorismo adotando os afroempreendedores. Agora, tem espaço para todo mundo. Teremos até um espaço kids ao lado do coworking para as mães que quiserem trazer seus filhos, mas ainda não temos previsão de quando estará pronto”, afirma Marianne Gaspary, diretora de comunicação da associação.
Com a abertura do espaço colaborativo, a direção da Odabá nutre altas expectativas para o futuro da associação. Atualmente com cerca de 90 membros, é esperado que novas pessoas se associem por conta das vantagens que a nova sede oferece.
“Tem empreendedores que precisam de um espaço para poder dinamizar o seu trabalho. Às vezes, um advogado não quer investir em um escritório, mas se tivesse um local onde ele pudesse pagar pouco para alugar uma sala e receber seus clientes, ele faria. Aqui, podemos oferecer isso”, afirma Kenia.

Para que a casa seja um ambiente verdadeiramente inclusivo e aberto ao público, a associação busca, mensalmente, organizar feiras e eventos no quintal. Uma dessas iniciativas foi a Semana do Afroempreendedorismo, que contou com quatro dias de cursos, palestras e workshops em agosto, mês que marca a celebração do Dia do Afroempreendedor. A programação de eventos está disponível nas redes sociais da Odabá.

Como se associar na Odabá

A Casa Odabá fica na rua João Alfredo, nº 782, na Cidade Baixa. Apesar de aberta ao público, os associados têm preferência na locação de salas e na utilização dos benefícios oferecidos pela casa. Para se associar, é necessário ser um afroempreendedor ou ter o desejo de abrir o próprio negócio. A associação possui uma mensalidade de R$ 49,90 mensais. Para mais informações, entre em contato pelo Instagram (@odaba.br).