Com sala de audição e duelo de pianos, o ponto clássico da avenida Independência reabre em outubro

Clássico de Porto Alegre, Encouraçado Butikin já tem data para abrir as portas


Com sala de audição e duelo de pianos, o ponto clássico da avenida Independência reabre em outubro

Uma das casas noturnas mais clássicas de Porto Alegre retoma as atividades em outubro. O Encouraçado Butikin, que abriu as portas em 1965 no número 936 da avenida Independência, reabre no dia 9 de outubro. O espaço, fechado em 2003, abrigou outros negócios e, agora, volta à essência de uma das operações mais badaladas nos anos 1970 na capital gaúcha. 
Uma das casas noturnas mais clássicas de Porto Alegre retoma as atividades em outubro. O Encouraçado Butikin, que abriu as portas em 1965 no número 936 da avenida Independência, reabre no dia 9 de outubro. O espaço, fechado em 2003, abrigou outros negócios e, agora, volta à essência de uma das operações mais badaladas nos anos 1970 na capital gaúcha. 
Quem está à frente da novidade são os sócios Ricardo Niemec, Sofia Refinetti e Eduardo Alvares, filho de Dudu Alvares, conhecido como Rei da Noite e responsável pelo comando da boate entre 1981 e 1991. Na nova versão da casa noturna, a grande novidade é a sala de audição, inspirada em propostas internacionais. "O Butikin Hifi é a nossa sala de audição. São equipamentos de som high tech e somente vinil é tocado aqui, com um som de alta definição. Foi tudo pensado para ter a mesma qualidade de bares de audição do Japão, de Nova York. É o primeiro bar de audição do Rio Grande do Sul nesse nível e nessa qualidade sonora", afirma Sofia sobre o espaço que ela define como a alma do Encouraçado. "Foi todo restaurado, tem uma vibe vintage, remete à casa original. É uma homenagem ao Rui Sommer. É o porão da casa, a essência. A sala de audição nossa vedete, a nossa paixão", afirma, referindo-se ao responsável por criar o espaço na década de 1960
A empreendedora conta que a ideia da sala de audição surgiu da paixão dos sócios pela música. "Gostamos de música, de banda de rock, viajamos para acompanhar turnê do AC/DC, do Eric Clapton. Quando não tem show, vamos a bares de audição internacionais. A ideia não é ficar em silêncio ouvindo, porque no Japão tem bares que são assim. Aqui, será como se você estivesse na sua casa, colocando um disco para um amigo ouvir. A proposta é um som de alta fidelidade, com uma curadoria musical", explica, destacando que os vinis foram trazidos de viagens. "São muito especiais, escolhidos a dedo para tocar aqui", garante. Operando com reservas, a sala audição comportará 60 pessoas, de acordo com a proposta intimista que os sócios pretendem oferecer. 
Cada ambiente da casa é separado e isolado acusticamente para receber diferentes atrações. Além do Butikin Hifi, há o Butikin Hall, que fica no segundo andar. O espaço será destinados para eventos privados e receberá, nas quintas-feiras, um duelo de pianos. "É uma novidade. Nossos duelistas dessa temporada são o Gonzalo Lamego e a Mari Kerber. São dois pianos no centro e um baterista, como se fosse uma grande arena, com várias pessoas em volta. As pessoas pedem músicas e os duelistas têm que tocar, sempre respeitando a curadoria musical. É só rock, pop e brasilidades", explica sobre a novidade, que ocupa a clássica sala com janelões para a avenida Independência. 
A novidade fica por conta do Clube 936, uma área nova, construída pelos sócios, que fica na parte de trás da casa original. O espaço será destinado a festas, com DJ, e espaço para shows de bandas. Por enquanto, a programação fixa do espaço contará com jazz nas terças-feiras e bandas de rock aos sábados. Sofia explica que outras ideias, como um dia dedicado a vozes femininas, devem entrar na programação em breve. 
Sofia Refinetti é uma das sócias da nova operação do Encouraçado Butikin | NATHAN LEMOS/JC
Sofia Refinetti é uma das sócias da nova operação do Encouraçado Butikin NATHAN LEMOS/JC
Outra novidade é a cozinha, que foi construída no local, a fim de garantir uma gastronomia mais elaborada na operação, com foco na cozinha afetiva. O cardápio será inspirado no bioma Pampa e na Mata Atlântica. "É um cardápio diferenciado, com finger food. A ideia é que a pessoa possa ir para pista de dança e comer", diz Sofia, destacando as croquetas de pato, arancini caprese e coxinha de pastrami. Já os drinks, desenvolvidos por Waka Morishita, vice-campeã do reality Shaking the Bar, homenageiam personalidades importantes para a história da casa noturna. "A Waka, que é uma referência, estudou as personalidades para fazer os drinks com a essência de cada pessoa", conta a empreendedora. Entre os homenageados, estão os primeiros proprietários da casa Rui Sommer e Dudu Alvares, Josephine Baker, cantora e dançarina francesa que visitou o Encouraçado Butikin durante passagem por Porto Alegre, Nara Leão, responsável pelo show inaugural da casa, e Ivette Brandelise, pioneira na TV, no rádio e no teatro.
O Encouraçado Butikin abre as portas para o público no dia 9 de outubro, com uma festa beneficente. Os ingressos custam R$ 500,00 e podem ser adquiridos através do WhatsApp (53) 9917-37278. De acordo com Sofia, 80% da renda será revertido ao Instituto da Criança com Diabete e à  ONG Sol Maior. "É uma iniciativa para apoiar Porto Alegre, retribuir o carinho que as pessoas têm pelo Encouraçado", diz a empreendedora, ressaltando a emoção de dar vida novamente a um clássico da cidade. "Não é só trazer isso de volta, é estar dentro da estrutura. Estamos muito felizes. É bastante emocionante. É um bastão que foi passado para gente. Isso aqui tem uma energia especial. Não sou gaúcha, sou de São Paulo, moro no Rio Grande do Sul há 16 anos e me apaixonei pela casa, pela história. Foi emocionante quando conseguimos chegar nos arcos e nos tijolos originais. Se foi emocionante para mim, imagina para quem viveu uma adolescência aqui. É um presente e uma emoção estar nesse ponto que é um marco cultural da cidade", afirma Sofia.