Com receitas geleias, kits e doces em calda, a Geleias da Bisa conta com um ponto fixo desde março deste ano

Com receita familiar, neta e avó abrem loja de geleias na Zona Sul de Porto Alegre


Com receitas geleias, kits e doces em calda, a Geleias da Bisa conta com um ponto fixo desde março deste ano

Criada pela professora universitária Aline Lucas, em parceria com a sua avó Rosalina Machado, a Geleias da Bisa é uma loja de geleias artesanais fundada em 2020. Em março de 2024, após um significativo crescimento na produção, a dupla resolveu expandir e abriu um ponto fixo, localizado no bairro Tristeza. Futuramente, as empreendedoras pretendem abrir um espaço para um café no local.O empreendimento, assim como muitos no setor, nasceu durante a pandemia da Covid-19. Aline, que sempre foi muito próxima de sua avó, percebeu que ela estava muito isolada durante o período de distanciamento social. Assim, a empreendedora uniu a sua vontade de abrir seu próprio negócio com a oportunidade de passar um tempo de qualidade com Rosalina. “Sempre tive vontade de empreender. Já tinha tido algumas outras tentativas, mas nunca levei para frente. Durante a pandemia, estava preocupada com a minha avó, que na época tinha 90 anos e estava muito isolada, pois morava só com a minha mãe. Ela fez uma geleia de figo para mim e me surgiu uma ideia: ‘isso poderia virar um negócio’. Fiz a proposta e ela topou na hora ser minha sócia”, lembra Aline.
Criada pela professora universitária Aline Lucas, em parceria com a sua avó Rosalina Machado, a Geleias da Bisa é uma loja de geleias artesanais fundada em 2020. Em março de 2024, após um significativo crescimento na produção, a dupla resolveu expandir e abriu um ponto fixo, localizado no bairro Tristeza. Futuramente, as empreendedoras pretendem abrir um espaço para um café no local.

O empreendimento, assim como muitos no setor, nasceu durante a pandemia da Covid-19. Aline, que sempre foi muito próxima de sua avó, percebeu que ela estava muito isolada durante o período de distanciamento social. Assim, a empreendedora uniu a sua vontade de abrir seu próprio negócio com a oportunidade de passar um tempo de qualidade com Rosalina.

“Sempre tive vontade de empreender. Já tinha tido algumas outras tentativas, mas nunca levei para frente. Durante a pandemia, estava preocupada com a minha avó, que na época tinha 90 anos e estava muito isolada, pois morava só com a minha mãe. Ela fez uma geleia de figo para mim e me surgiu uma ideia: ‘isso poderia virar um negócio’. Fiz a proposta e ela topou na hora ser minha sócia”, lembra Aline.
Rosalina Machado é uma das sócias do Geleias da Bisa
ACERVO PESSOAL/GELEIAS DA BISA/JC
LEIA TAMBÉM > LISTA: 12 lugares para comemorar o Dia dos Namorados em Porto Alegre

Tudo começou de maneira bem despretensiosa. As geleias eram produzidas na casa de Rosalina e as entregas eram feitas por Aline em seu próprio carro. Com o tempo, o público foi crescendo, assim como a produção. Foi aí que a expertise de Aline como engenheira química entrou em jogo. “Eu, como engenheira química, não poderia deixar um negócio crescer de qualquer jeito. Fiz todos os processos de boas práticas e organizei um espaço para a cozinha lá na casa da avó. Foi aí que comecei a assumir mais o negócio.”, lembra Aline.

Com anos de experiência na área, ela tinha o domínio de práticas que Rosalina não tinha como saber. Assim, seu conhecimento técnico somou ao talento na cozinha de sua avó, resultando na equipe perfeita. “A minha experiência me ajuda muito. Não é simplesmente ir lá e misturar tudo em um fogão. Tem a questão do controle de qualidade, da medição do açúcar, o PH da geleia que precisa ser controlado. Coisas que se tu fores perguntar para a avó, ela não vai saber o que é”, afirma Aline.
Geleias da Bisa fica na rua Doutor Mário Totta, n° 645
EVANDRO OLIVEIRA/JC

Expansão para ponto físico da Geleias da Bisa

Em 2023, a dupla percebeu que a operação estava ficando grande demais para funcionar na casa de Rosalina. Assim, a ideia de abrir um ponto fixo começou a ser amadurecida. “Foi um período de transmissão. Não havia como crescer ficando onde a gente estava. Já estava atrapalhando a rotina da minha avó, e também era complicado contratar alguém de fora para me ajudar. Foi aí que veio a decisão de fazer um investimento e adquirir um ponto”, conta.
Assim, em março de 2024, a mudança oficial aconteceu: a Geleias da Bisa deixou os fundos da casa de Rosalina para ter uma loja própria. Atualmente, conta com o espaço para a venda das geleias e uma fábrica no fundo, porém, existem planos para abrir uma pequena cafeteria na parte da frente da operação. “Estávamos adquirindo os equipamentos para abrir o café, mas, no momento, resolvemos dar uma pausa na organização. Mas pretendo abrir logo”, explica Aline.

Atualmente, a marca oferece 17 sabores, divididos em três linhas:  tradicional, gourmet e  premium. A tradicional conta com sabores mais comuns, aqueles que, segundo a empreendedora, são facilmente encontrados em outros lugares, como morango e abacaxi. A linha gourmet conta com geleias mais especializadas, para comer com outros acompanhamentos além de doces, como abacaxi com pimenta. Já a linha premium são geleias com um maior valor agregado, como a de frutas vermelhas, por exemplo. Além das geleias, kits para presentes e doces em calda também são disponibilizados para a clientela.
A marca oferece 17 sabores, divididos em três linhas:  tradicional, gourmet e premium
EVANDRO OLIVEIRA/JC

Endereço e horário de funcionamento da Geleias da Bisa

A loja da Geleias da Bisa está localizada na rua Doutor Mário Totta, n° 645, e funciona nas quartas quintas e sábados das 14h às 17h30min. Além da loja, os produtos da marca estão disponíveis através do site (geleiasdabisa.com.br) e no aplicativo Ifood. Mais informações no Instagram (@geleiasdabisa).

Além da loja, os produtos da marca estão disponíveis através do site (geleiasdabisa.com.br) e no aplicativo Ifood
EVANDRO OLIVEIRA/JC