A iniciativa Viaja Guria é focada em criar relacionamento e integração entre mulheres a partir das experiências realizadas nas viagens

Negócio gaúcho promove viagens em grupos formados só por mulheres


A iniciativa Viaja Guria é focada em criar relacionamento e integração entre mulheres a partir das experiências realizadas nas viagens

É um senso comum que viajar está entre as atividades de lazer mais populares e prazerosas. Conhecer lugares novos, culturas diferentes, sair da rotina é de animar qualquer um. Alguns viajantes não veem problema em cair na estrada solitários, mas existem aqueles que buscam por companhia. Quando se fala em mulheres viajando sozinhas, pensa-se também em segurança. A Viaja Guria (@tripviajaguria) é uma opção para o público feminino que busca conhecer novos lugares de forma segura e em boa companhia. A agência de viagens para mulheres, idealizada pela criadora de conteúdo, Lettícia de Campos Gerhardt, realizou a primeira viagem em julho de 2023. Desde então, foram 16 destinos, incluindo viagens internacionais. “Nossa primeira experiência foi um bate-volta para Salto Ventoso, em Farroupilha. Eu não tinha capital nenhum para investir, só parcerias e uma vontade. Realizei contato com uma empresa de transportes e organizei um roteiro para um pequeno grupo”, lembra Lettícia.
É um senso comum que viajar está entre as atividades de lazer mais populares e prazerosas. Conhecer lugares novos, culturas diferentes, sair da rotina é de animar qualquer um. Alguns viajantes não veem problema em cair na estrada solitários, mas existem aqueles que buscam por companhia. Quando se fala em mulheres viajando sozinhas, pensa-se também em segurança. A Viaja Guria (@tripviajaguria) é uma opção para o público feminino que busca conhecer novos lugares de forma segura e em boa companhia. 

A agência de viagens para mulheres, idealizada pela criadora de conteúdo, Lettícia de Campos Gerhardt, realizou a primeira viagem em julho de 2023. Desde então, foram 16 destinos, incluindo viagens internacionais. “Nossa primeira experiência foi um bate-volta para Salto Ventoso, em Farroupilha. Eu não tinha capital nenhum para investir, só parcerias e uma vontade. Realizei contato com uma empresa de transportes e organizei um roteiro para um pequeno grupo”, lembra Lettícia.
LEIA TAMBÉM> Pré-venda de bebida que envelhecerá por três anos é aposta de microfábrica de drinks em Porto Alegre

A empreendedora atuava como criadora de conteúdo desde 2016. Em suas redes sociais, ela costumava tratar de assuntos sensíveis no universo feminino e como consequência acabou criando uma comunidade formada por seguidoras que a acompanhavam. Costumava realizar encontros, almoços, saídas com esse público. Quando esse grupo demonstrou interesse em realizar uma viagem para a serra gaúcha, comecei a me organizar e percebi que não daria para fazer só no amor”, conta. “Foi importante pensar em soluções criativas e utilizar dos relacionamentos que eu já havia estabelecido como criadora de conteúdo”, acrescenta.
Letticia Gerhardt, proprietária da agência de viagens Viaja Guria.
Letticia Gerhardt, proprietária da agência de viagens Viaja Guria. ARQUIVO PESSOAL / DIVULGAÇÃO / JC


A Viaja Guria, hoje, realiza toda organização necessária para uma viagem: transporte rodoviário ou aéreo, hospedagem, alimentação, passeios com guia turístico, experiências e dinâmicas que estão inclusas no roteiro desenvolvido por Lettícia. A agência conta com uma equipe que envolve duas empresas de fretamento, uma guia de turismo, fotógrafa e a assistente que se dedica ao operacional e administrativo.

Assim como outros negócios, o Viaja Guria foi impactado pelas consequências das enchentes que atingiram o Estado. “A gente nunca ia ter a perspectiva de que ia chegar onde chegou. Eu, particularmente, não imaginava”, comenta Lettícia. O grupo realizaria em junho a Travessia dos Andes. Com as estradas danificadas e o aeroporto de Porto Alegre fora de operação, a viagem foi cancelada e transferida para 2025. De acordo com a empresária, com a mudança de datas algumas clientes optaram por cancelar e solicitar o estorno do valor investido.

“Na pandemia, lembro que falavam muito ‘não cancele, transfira’ e eu vejo que várias cidades turísticas e parceiros nossos estão promovendo essa mesma campanha”, relata. De acordo com Lettícia, a retirada de receita prejudica os negócios. “Tu acabas perdendo a infraestrutura para realizar o teu trabalho. Fica mais difícil de se erguer e sobreviver nos meses sem receita”, desabafa.
Alguns passeios menores que ocorreriam no mês de maio e junho foram transferidos para julho. Além disso, foi necessário realizar adaptações nos roteiros devido à falta de estrutura de alguns locais atingidos pela enchente. “Também vamos focar em operações para fora do Estado até o fim do ano para  sobrevivermos nos próximos meses”, explica.

Em setembro, Lettícia pretende lançar o Tour Viaja Guria. A ideia é realizar o projeto que acontece no Rio Grande Do Sul em outros estados. Segundo ela, já foram fechadas algumas parcerias com agências de Curitiba e São Paulo. “Vamos mapear todas essas regiões e cultivar comunidades virtuais em outras cinco capitais brasileiras para que a gente consiga trabalhar e movimentar a Viaja Guria mesmo em um momento de crise”, afirma.

Os pacotes oferecidos para viagens regionais partem de R$ 299,00 e podem chegar a custar R$ 679,00 dependendo do destino. “Não trabalhamos com adicionais. A ideia é que o grupo inteiro participe das atividades em conjunto. O que pode alterar o valor são as bebidas inclusas nas refeições”, explica.

Lettícia comenta que, no País, existem outras agências dedicadas exclusivamente ao público feminino, porém afirma que o seu empreendimento difere dos demais. “Somos focados em criar relacionamento e integração. Temos um senso de comunidade, que se mantém depois dessas viagens. Muitas mulheres que nos procuram estão passando por mudanças e acabamos sendo o início dessa mudança.