Pensando em apoiar os negócios de gastronomia atingidos pela enchente em Porto Alegre, Ju Palma, que comanda a Palma Conteúdo, empresa focada em gestão de redes sociais para negócios do segmento, criou o projeto Apoia Gastronomia (@apoiagastronomiapoa). A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade às operações afetadas e entender quais as demandas de cada negócio.
O insight para criar o projeto veio a partir da impossibilidade de atuar na linha de frente no amparo às vítimas das enchentes. Ju conta que, próximo do feriado de 1 de maio, data que marca o início dos impactos da enchente no Estado, foi a Curitiba e ficou impossibilidade de retornar para Porto Alegre. "Fiquei angustiada de não saber como ajudar vendo amigos colocando a mão na massa, indo para a linha de frente, e só conseguia ajudar doando dinheiro e compartilhando no Instagram", conta.
LEIA TAMBÉM > Bar de Porto Alegre inspirado no Uruguai passa a operar como cantina com café e medialunas
Assim, surgiu a ideia de usar a sua expertise na produção de conteúdo para gastronomia como um ativo para ajudar restaurantes e bares neste momento. "Além dos meus clientes de gastronomia, comecei a reparar que vários bares e restaurantes que frequento, empreendedores de gastronomia que consumo, tiveram suas casas ou seus negócios alagados, ou estavam fechados por causa da falta de fornecimento de água. Vi várias iniciativas surgindo, de apoiar os negócios e os produtores gaúchos. Como já trabalho com gastronomia, resolvi criar esse para ajudar os bares e restaurantes desse ramo", explica.
Através de um formulário, Ju recolhe informações sobre os negócios atingidos e entende o que mais precisam neste momento: ajuda na limpeza, retomar o fluxo de clientes, doações em dinheiro. Através do Instagram (@apoiagastronomiapoa), ela compartilha informações sobre as operações, como a proposta do negócio, de que forma estão operando e quais foram os principais impactos. "Com o passar dos dias, quero trazer mais conteúdos. Não quero que esse Instagram seja só um guia de lugares, mas que a gente possa trazer outros conteúdos sobre esse momento e achar maneiras de ajudar esses lugares", pondera a empreendedora.
Por vivenciar há anos o segmento da gastronomia, ela pontua como é difícil ver lugares clássicos, como operações do Centro Histórico, região que foi duramente atingida pelas águas, correndo risco de não conseguirem retomar. "Podemos ajudar dando voz para esses restaurantes que foram bem atingidos. São lugares queridos, que a gente não gostaria de ver fechados. A gente quer que eles retomem a sua clientela de antes, que os clientes não desistam de ir nos lugares", projeta Ju, que também desenvolveu outra frente. Em parceria com a jornalista Bruna Paulin, criou Guia do Produtor Gaúcho (@guiadoprodutorgaucho), que tem como foco dar visibilidade para os negócios do Rio Grande do Sul para o restante do País. "A Bruna amiga teve a ideia e eu executei. Como estamos divulgando os produtores do Sul, a ideia é conectar pequenos produtores que vendam em outros estados e as pessoas não saibam, ou que até nem vendam, mas abrir essas portas para que outros empórios, armazéns, comprem desses produtores", explica sobre o projeto, destacando que a ideia é fortalecer toda a cadeia que envolve a gastronomia. "Nossa economia é um círculo, restaurando um, restauramos todos", acredita.