Conheça as obras que inspiram os empreendedores e as empreendedoras que passaram pelo GeraçãoE

LISTA: 10 livros sobre empreendedorismo para ler em 2024


Conheça as obras que inspiram os empreendedores e as empreendedoras que passaram pelo GeraçãoE

A inspiração para empreender pode estar em diferentes lugares: livros, séries, filmes e até em viagens. Toda quinta-feira, no #Explorar, empreendedores e empreendedoras compartilham com o GeraçãoE dicas e insights relacionados ao mundo dos negócios. Confira, a seguir, 10 livros que inspiraram empreendedores que já passaram pelas páginas do GE.
1) Lições de um Empresário Rebelde, de Yvon Chouinard
Dica: Felipe Leão Chotgues, sócio na Alameda Bom Fim 
O livro Lições de um Empresário Rebelde é a biografia de Yvon Chouinard, alpinista, ambientalista e empresário estadunidense, rosto por trás da marca de artigos esportivos Patagônia. No livro, o empreendedor conta sua trajetória e traz reflexões sobre como empreender de maneira mais ética.
“É importante para expandir a nossa perspectiva de propósito empresarial, repensar o impacto das empresas no mundo e nos inspirar a encontrar o de nossas empresas”, acredita Felipe sobre a leitura.
DIVULGAÇÃO/ENJOEI/JC
2) Tornar-se Negro, de Neusa Souza Santos
Dica: Carlos Humberto, CEO da Diaspora.Black 

Tornar-se Negro é um livro escrito por Neusa Souza Santos, psiquiatra, psicanalista e escritora brasileira, que foi uma das pioneiras na discussão contemporânea do racismo no Brasil. A obra é fruto da defesa de doutorado da autora e tem como objetivo discutir como o racismo afeta a vida emocional da população negra no Brasil.
“Considero essa leitura determinante na minha formação política, como homem negro e como agente de transformação”, reflete Carlos sobre a indicação.
3) O Labirinto do Fauno, de Guillermo del Toro e Cornelia Funke
Dica: Vanessa Piasa, proprietária da Lends Club e do Armazém da Rita 

Adaptação do filme vencedor de três Oscars em 2007, O Labirinto do Fauno é uma fábula de caráter sombrio, capaz de cativar variados tipos de leitores. Situado na Espanha durante a Guerra Civil, a obra narra a história de Ofélia, uma triste menina que, após a perda do pai, foi morar na casa do novo marido de sua mãe, um general do exército espanhol.

“Gosto muito das obras de Guillermo del Toro e essa, para mim, traz à tona toda beleza e questionamentos que uma boa fábula é capaz de fomentar”, afirma Vanessa.
4) Empreendedorismo para Subversivos, de Facundo Guerra
Dica: João Henrique Silva Martins, empreendedor no Fênix 

O empresário argentino Facundo Guerra, CEO do grupo Vegas, companhia que gerencia casas noturnas no centro de São Paulo, é autor do livro Empreendedorismo para Subversivos, onde conta um pouco de sua trajetória profissional até decidir largar tudo para abrir um negócio próprio. Na obra, ele cita seus acertos e erros e oferece um guia com dicas fundamentais para quem sonha em ter o seu próprio negócio.

“Mostra como podemos usar a nossa criatividade empresarial como ferramenta de impressão e impacto”, considera João.
5) O Poder do Hábito, de Charles Duhigg
Dica: Sabrina Becker, fundadora da Massa Magra 

Escrito por Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times, o livro O Poder do Hábito tem como objetivo retratar, de maneira científica, a importância dos hábitos na vida das pessoas. “A partir desta leitura, passamos a entender que a repetição de determinadas ações se transformam em hábitos e que os resultados são proporcionais aos nossos esforços”, expõe Sabrina.
DIVULGAÇÃO/JC
6) Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen R. Couey
Dica: Rodrigo Almeida Rodrigues, sócio-fundador da Laboratório Criativo

Escrito pelo consultor e escritor norte-americano Stephen R. Couey, o livro Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes foi originalmente publicado em 1989. A obra busca debater sobre como alcançar a paz de espírito e adquirir confiança por meio dos alicerces do comportamento humano e da compreensão dos princípios, não se detendo apenas a práticas. “Ótima leitura para alinhar o foco e entender o comportamento humano na sua essência”, considera Rodrigo.
7) Vamos comprar um poeta, de Afonso Cruz
Dica: Eduardo Titton Fontana, sócio do Agulha

Uma fantasia escrita pelo autor e diretor de cinema Afonso Cruz que retrata uma sociedade onde as pessoas têm artistas em vez de animais de estimação. Com bom humor, a obra busca debater o papel da arte em um mundo onde tudo precisa ser mensurado. “Fala com maestria sobre algo que ficou ainda mais perceptível na reclusão pandêmica: a insalubridade das relações de consumo dos trabalhos artísticos. Passamos quase dois anos sendo salvos diariamente por filmes, músicas e livros, mas, ainda assim, seguimos desvalorizando e vendo de forma meramente utilitária o trabalho e a entrega desses profissionais”, reflete Eduardo
REPORDUÇÃO/JC
8) A Coragem de Não Agradar, de Ichiro Kishimi e Fumitake Koga
Dica: Tiago Schmitz fundador da Charlie Brownie 

Com mais de 3 milhões de exemplares vendidos, A Coragem de Não Agradar conta foi escrito pelos autores japoneses Ichiro Kishimi e Fumitake Koga, e inspirado nas ideias de Alfred Adler. O livro apresenta o debate transformador entre um jovem e um filósofo, e trata de temas como autoestima, raiva, autoaceitação e complexo de inferioridade. “A gente se vê no personagem jovem e em todos os seus questionamentos”, comenta Tiago sobre a leitura.
9) A nascente, de Ayn Rand
Dica: Patricia Turmina, sócia proprietária da Royal Trudel

A Nascente é obra da escritora russo-americana Ayn Rand, publicada originalmente em 1943. O livro se passa em Nova York, entre os anos 1920 e 1930, e conta a história de Howard Roark, um jovem arquiteto que não aceita submeter o seu trabalho às convenções do meio. “Li no começo da Royal Trudel e me ajudou a defender com mais propriedade e autoconfiança os meus princípios”, afirma Patrícia.
10) A estratégia do Oceano Azul, de Renée Mauborgne e W. Chan Kim.
Dica: Adriana Hackmann, sócia na Horneria 

Escrito pela economista Renée Mauborgne e pelo teórico W. Chan Kim, o livro foi originalmente publicado em 2005. A dupla de professores do Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD) busca, na obra, ensinar o leitor a investir em mercados inexplorados. “Você está à frente do negócio, então domine seu público e entenda de marketing para monitorar e direcionar estratégias verdadeiramente alinhadas ao teu negócio”, destaca Adriana.
 
REPRODUÇÃO/JC


Avalie a matéria de 1 a 5:

notification icon
Gostaria de receber notificações de conteúdo do nosso site?
Notificações pelo navegador bloqueadas pelo usuário