São duas opções de recheio e cobertura que o cliente pode escolher na hora, entre sabores como Nutella e leite Ninho

Sorveteria onde cliente monta o próprio picolé abre loja em Xangri-lá


São duas opções de recheio e cobertura que o cliente pode escolher na hora, entre sabores como Nutella e leite Ninho

No mercado desde 1985, a Sorvetão, tradicional sorveteria de Rainha do Mar, inicia a alta temporada com novidades. Agora, a marca também conta com uma unidade em Xangri-lá. O novo espaço está localizado na avenida Paraguassu, nº 7735, e divide endereço com a cafeteria Coffee Break. 
No mercado desde 1985, a Sorvetão, tradicional sorveteria de Rainha do Mar, inicia a alta temporada com novidades. Agora, a marca também conta com uma unidade em Xangri-lá. O novo espaço está localizado na avenida Paraguassu, nº 7735, e divide endereço com a cafeteria Coffee Break. 
A história da Sorvetão data quase quatro décadas. O negócio foi fundado por Clair e Marco Antonio da Silva em 1985, em Atlântida. Dois verões depois, o casal teve de mudar o ponto e decidiu criar raízes em Rainha do Mar, na avenida Rubi, nº 293, endereço que segue sendo a casa da Sorvetão. 
Com o passar do tempo, a marca cresceu e a filha do casal, Débora Maria da Silva, passou a atuar no negócio. Buscando manter-se atual em um ramo tão tradicional, Débora é responsável pelas constantes inovações na sorveteria, que, em 2019, passou a produzir as próprias receitas. O objetivo da família era oferecer opções de sabores mais naturais, sem gordura vegetal, mas mantendo o bom sabor. "Não usamos nenhuma gordura na fabricação do sorvete, o que torna ele mais caro para produzirmos, mas muito mais gostoso para consumir. Se vai para a frente, se vai para o balcão, é porque está bom", garante Débora sobre as receitas da Sorvetão.
TÂNIA MEINERZ/JC
Em 2021, a Sorvetão inaugurou um food truck com bufê de sorvetes, que segue em operação desde então em condomínios. "Esse ano estamos no Condomínio Casa Hermosa e no Rivieira. Tivemos que reduzir os condomínios que o food truck atende porque é muito grande, então a logística era bem complicada, e quem fazia isso era o Igor, meu marido, que agora vai ficar na unidade aqui de Xangri-lá", comenta a empreendedora.
A expansão da Sorvetão para Xangri-lá
A escolha pelo ponto em Xangri-lá, explica Débora, foi em função de seu pai, que faleceu em 2022. "Meu pai falava muito que a gente precisava vir para cá, que tinha um público legal aqui para a sorveteria. Muitos dos nossos clientes lá em Rainha saem de Atlântida, de Capão para ir até a sorveteria. Então, é trazer o produto para mais perto deles", pontua Débora sobre a nova empreitada.
"Nós quase não saímos lá da outra sorveteria durante o verão, então é uma aposta. Não sabemos como é o movimento nos outros lugares. Mas, a princípio, acredito que teremos público, eles só precisam descobrir que estamos aqui", afirma. Apesar das altas expectativas para o verão, a expansão, como garante Débora, está indo a passos pequenos. "É tudo novo, então temos que pisar um pouco no freio para conseguir entender e, ano que vem, mudar o que precisar", projeta.
TÂNIA MEINERZ/JC
Picolé personalizado na hora
O novo ponto traz para Xangri-lá o clássico bufê que os veranistas de Rainha do Mar já conhecem. Mas, além de contar com os sabores tradicionais que já conquistaram o paladar do público, a novidade é que, agora, o cliente pode montar e rechear o picolé na hora, de acordo com o seu gosto. "Tu podes escolher o sabor, a cobertura e o recheio, que vai um de cada lado. Então, pode ser um picolé recheado com Nutella e leite Ninho, por exemplo", explica Débora. A novidade custa R$ 16,90 e também estará presente na unidade de Rainha do Mar.
Além de estar atenta às novidades do mercado e seguir inovando, Débora acredita que um dos segredos para manter um negócio firme por tantos anos é a qualidade. "Tu não podes ter um cliente de uma vez só, que nunca mais venha. Tu precisas ter um cliente toda semana, no mínimo, alguém que queira voltar todo verão. O segredo é um produto de qualidade para conseguir conquistar pela barriga", brinca Débora. E a estratégia parece estar dando certo. Clair, que está desde o início na operação, ainda atende clientes que conheceram a Sorvetão lá em 1985 e afirma manter boas relações com todos. "Esses dias atendi um menino que comeu um sundae nosso há 18 anos. Fui eu quem fiz para ele antes e fiz de novo agora. A mesma receita, o mesmo sundae, também tem essa questão afetiva da receita", reflete a empreendedora. "Recebemos pessoas que já trouxeram os filhos e agora trazem os netos. Essa troca de gerações é incrível", acrescenta Débora.
O espaço divide ponto com a Coffee Break, cafeteria local que vende salgados, doces e café e conta com mesas para atender o público na área interna e externa. A operação é de segunda a domingo, das 13h às 23h.