A marca cativa moradores e veranistas no litoral gaúcho há quase quatro décadas

Operando desde 1984, sorveteria Gelf's é ponto clássico em Capão da Canoa


A marca cativa moradores e veranistas no litoral gaúcho há quase quatro décadas

Foi a partir de uma demanda própria que surgiu uma das sorveterias mais tradicionais do Litoral Norte. A Gelf's foi fundada pela família Agliardi em 1984. Mário Luiz Agliardi, que toca o negócio ao lado da esposa Alessandra, conta que enfrentava dificuldades para degustar um bom sorvete na região.
Foi a partir de uma demanda própria que surgiu uma das sorveterias mais tradicionais do Litoral Norte. A Gelf's foi fundada pela família Agliardi em 1984. Mário Luiz Agliardi, que toca o negócio ao lado da esposa Alessandra, conta que enfrentava dificuldades para degustar um bom sorvete na região.
"Na época, a única sorveteria aqui era a Shuck e a gente nunca conseguia tomar sorvete lá de tanto movimento. Até conseguia, mas precisava esperar muito, aí pensamos 'vamos colocar uma sorveteria', mas foi muito mais difícil do que a gente imaginava", lembra Mário, entre risos. O empreendedor já comandava o Artesanato Agliardi e aproveitou o ponto físico para fazer um teste. "Tínhamos medo de entrar em um negócio novo, então abrimos só uma porta aqui. Começamos pequenininho e foi horrível, ninguém entrava na loja. Tínhamos um sorvete de primeira, muito bom, mas ninguém entrava, estava todo mundo acostumado com a outra loja", rememora o empreendedor sobre o início da Gelf's, que segue cativando clientes até hoje por conta de Daniel Agliardi, pai de Mário.
"Ele não queria que a gente abrisse. Dizia para seguirmos com o artesanato, porque era o que a gente sabia fazer e já tinha movimento. Mas nós insistimos na sorveteria e praticamente quebramos. Foi aí que ele falou 'agora que abriram, vocês vão continuar', e nós seguimos. Dali para frente, a venda começou a dobrar cada vez mais", expõe Mário.
A Gelf's vendeu cerca de 60 caixas de sorvete ao longo do primeiro ano de operação. Hoje, 39 anos depois, a sorveteria recebe pelo menos cinco pedidos de 60 caixas por dia na alta temporada.
O ponto de virada do negócio, para a dupla, foi em 1992, quando instalaram o bufê de sorvetes no espaço. "Fomos os primeiros no Brasil a lançar o bufê de sorvete. Foi tanto sucesso que revistas do Brasil inteiro queriam entrevistas conosco. A fila ia na esquina, dava voltas, era uma loucura", recorda Mário.
TÂNIA MEINERZ/JC
Com o crescimento da marca e maior adesão da clientela, o casal iniciou a expansão do negócio. Abriram mais unidades em Capão da Canoa e em Capão Novo.
Em 1994, inclusive, a Gelf's abriu um ponto na avenida Nilo Peçanha, em Porto Alegre, que foi um sucesso de público, garante o empreendedor. "Não sabíamos se a proposta ia funcionar em Porto Alegre. No dia que abriu, ligaram para a gente pedindo para levar sorvete, que tinha pouco. Enchemos um furgão com sorvete e fomos. Chegando lá, tinha uma multidão na rua, pensamos até que fosse um assalto, ficamos preocupados, mas as pessoas estavam lá esperando o sorvete da Gelf's", lembra o sócio, que lamenta a parceria feita na época para o lançamento das franquias. "Chegamos a abrir até uma unidade no Rio de Janeiro, mas as franquias não deram certo. Perdemos muito dinheiro com isso, foi complicado", admite Mário.
Hoje, a Gelf's conta com duas operações em Capão da Canoa e uma em Capão Novo, além da fábrica própria, mas fornece sorvete para muitas das sorveterias do litoral gaúcho.
O contato com outros empreendedores e empreendedoras do ramo, garantem os sócios, é muito amigável. "A gente se encontra muito em feiras. Temos um relacionamento muito bom com o comércio daqui", ressalta Mário, morador apaixonado da cidade. "Capão é especial, aqui tem vida própria. Percebemos durante a pandemia o quanto as pessoas gostaram de vir para cá, trabalhar online. Aqui tem qualidade de vida. Acredito que só não vieram mais pessoas para morar por conta da saúde. Pelo tamanho do município, a saúde ainda está bem precária", considera Alessandra.
O casal coleciona amizades longevas com a clientela após tantos anos. "Nossos clientes são tão fiéis que vem aqui desde adolescentes, hoje com filhos, com os netos pequenos, é muito show ver essas gerações passando pela Gelf's", reflete Mário.
Apesar de acrescentarem muitos novos sabores ao longo dos anos, como Kinder Bueno e leite Ninho, o carro-chefe da Gelf's segue sendo um dos clássicos: flocos.
Além do sorvete, que pode ser servido no bufê ou na máquina expressa, a sorveteria conta com salada de frutas, sucos e milk shakes. A Gelf's está localizada na rua Sepé, nº 50, e opera de segunda a domingo, das 13h às 22h.