Ariane Tamara Pelicioli da Rosa, 32 anos, foi eleita MIT Innovators Under 35 Latam 2023 e visionária do ano também pelo MIT. É cofundadora da startup Piipee, que recebeu prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais, e venceu as principais competições de startups no Brasil, França, Boston e América Latina. É também fundadora da startup Boletão, fintech de meio de pagamento e crédito, e cofundadora e CEO da iUPay, fintech B2Banking que desenvolveu o Boletix.
LEIA MAIS > Quem é a empreendedora de Bento Gonçalves eleita a jovem mais visionária da América Latina
Dica 1: Pad Man
Um dos melhores filmes de empreendedorismo e resiliência que eu já assisti. Pad Man é um filme indiano que conta a história de Arunachalam Muruganantham, o homem que revolucionou a fabricação de absorventes femininos na Índia rural. Contrariando até mesmo a cultura da sua sociedade, ele foi persistente, nunca deixou de acreditar que era possível e trouxe uma solução acessível e higiênica para mulheres em áreas rurais da Índia, além de criar novas oportunidades de trabalho para elas.
Dica 2: O Nome do Sucesso
Um filme que conta a história real de Joy Mangano, inventora e empreendedora criativa dos Estados Unidos, que se tornou bem-sucedida, apesar dos desafios enfrentados. Joy Mangano é conhecida por inventar o Miracle Mop (Mop Milagroso), esfregão de torção autorretrátil que revolucionou a limpeza doméstica. Um filme que fala de persistência e de estar disposto a enfrentar desafios para se alcançar o sucesso.
Dica 3: Factfulness
Livro escrito por Hans Rosling, Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund. Ele desafia a visão negativa do mundo ao apresentar uma análise baseada em fatos sobre o progresso global, destacando os avanços positivos que muitas vezes passam despercebidos. Uma narrativa que confronta a nossa visão atual do mundo, traz visões interessantes sobre o progresso e desenvolvimento social atual e nos incentiva a desenvolver opiniões baseadas em fatos. Para quem quer empreender ou já é empreendedor, é um livro interessante, pois cada vez mais precisamos melhorar a nossa habilidade de nos basearmos em fatos, e não apenas em opiniões.