Comer um xis e tomar uma cerveja no Mek Aurio é parte de uma tradição – e até superstição – para muitos colorados que frequentam o Beira-Rio. A lancheria foi inaugurada no entorno do estádio em 1985. Durante a preparação para a Copa do Mundo de 2014, no entanto, o negócio foi retirado do endereço e passou a operar em um food truck. Em 2022, o Mek Aurio regressou a um ponto fixo no bairro Praia de Belas, com um contêiner no Viaduto Dom Pedro I.
O local recebeu mesas, cadeiras, banheiros, pinturas, iluminação e plantas, além da nova operação da tradicional lancheria. Trata-se de um projeto-piloto da prefeitura de Porto Alegre para a revitalização de áreas públicas, como explica Aurio Giovanella, proprietário do empreendimento e responsável pela realização das obras. “As pessoas não costumam frequentar os viadutos. Aqui era depósito de lixo, tinha barata. E eu queria dar vida ao viaduto. Fiz uma proposta para cuidar daqui e colocar um negócio”, destaca. O contêiner do Mek Aurio foi inaugurado em julho de 2022. “Tinha uma expectativa alta quando vim para cá, e isso se concretizou. Estamos trabalhando muito bem.”
Conheça a história do Mek Aurio
A tradição do negócio foi ponto-chave para a consolidação do novo endereço. A lancheria foi inaugurada em 1985. À época, Aurio havia recém-chegado à Capital. O empreendedor é natural de Bela Vista do Fão, região que hoje pertence ao município de Marques de Souza. Ele tinha 18 anos quando começou a produzir xis em um trailer no entorno do Beira-Rio. “Tenho amor pelo bairro, pela cidade. Faz parte da minha história de vida.”
Os torcedores colorados – e até mesmo alguns jogadores, como conta o sócio – também nutrem esse sentimento de carinho pelo Mek Aurio. Muitos clientes ficaram com saudade do xis quando o negócio foi demolido e retirado da região em 2014. “Deveria voltar depois da Copa, mas não cumpriram o contrato. Fiquei pagando meus funcionários por seis meses, mesmo sem trabalhar”, lembra. A lancheria voltou a funcionar em 2015, em um food truck, operação itinerante que visitava os jogos do Internacional e outros eventos em feiras e parques. Foi então que, em 2022, o Mek Aurio transferiu-se para debaixo do Viaduto Dom Pedro I, ao lado do Parque Marinha do Brasil.
Mek Aurio é pioneiro no bairro Praia de Belas
As mudanças não ficam restritas ao formato do negócio – que se aventurou por operações fixas e ambulantes. O bairro Praia de Belas também passou por transformações durante os 38 anos de operação do Mek Aurio. “Foi chegando a Orla, o BarraShoppingSul, o Praia de Belas Shopping, o novo Beira-Rio. O bairro cresceu muito. Isso trouxe mais comércio e movimento”, observa Aurio. Além disso, alterou-se o perfil do torcedor que frequenta o estádio. “O público de jogos não é o mesmo de antigamente. Tinha uma alegria a mais, era um evento ir ao Beira-Rio. Hoje, não tem essa mesma empolgação.”
Apesar disso, os colorados seguem frequentando – e muito – o Mek Aurio. No entanto, o faturamento da operação já não depende mais das partidas e dos shows realizados no estádio. O negócio conserva uma clientela fixa, conquistada devido à tradição do xis e da cerveja. “Por trabalhar próximo ao Beira-Rio, da torcida, não tem como não ser vinculado. Tem muito carinho. Mas também temos o público do dia a dia.”
Xis que une colorados e gremistas
O espaço, aliás, também costuma receber gremistas. “Em dias de jogos do Grêmio, o Mek Aurio fica azul. As pessoas vêm comer xis, que é o que importa. Não tem restrição. Na equipe, temos gremistas e colorados. Gremista serve colorado, e colorado serve gremista. Atendemos todo mundo”, comenta o sócio,
que se declara colorado.
que se declara colorado.
Mek Aurio também comanda churrasquinho no mesmo ponto do bairro
Quem também opera debaixo do Viaduto Dom Pedro I, no bairro Praia de Belas, é o Churrasquinho D’Galeto & Gato. O negócio fixou-se no endereço em 2006. À época, as vendas aconteciam em uma Kombi. Tio Osório, como é conhecido pela clientela, é o idealizador do empreendimento, clássico entre os torcedores do Internacional que frequentam o estádio Beira-Rio.
No entanto, devido a problemas de saúde, Tio Osório acabou se afastando das atividades em 2020, quando Aurio Giovanella, nome à frente do Mek Aurio, adquiriu a marca. Com a revitalização do viaduto em 2022, o funcionamento do Churrasquinho passou a acontecer em um contêiner, com acréscimo de mesas, cadeiras, banheiros, pinturas, iluminação e plantas. O modelo é parecido com aquele aplicado ao Mek Aurio. “Continua sendo um churrasquinho de rua, mas hoje tu podes chegar, sentar e comer”, destaca Aurio sobre a nova gestão do Churrasquinho D’Galeto & Gato.
Ver essa foto no Instagram
Referência em espetinhos no bairro Praia de Belas
O espaço funciona todos os dias, das 17h30min à meia-noite, e tem como um dos carros-chefes o espetinho com três coxas e três sobrecoxas de frango. São cerca de 800g de galeto. “Quase nem é mais espetinho”, brinca Aurio. A opção custa R$ 30,00. Além disso, estão disponíveis alternativas de churrasquinhos de coração de galinha, carne, misto, queijo coalho e pão de alho. As opções de carne têm cerca de 200g. “É tudo carne de primeira. Usamos o miolo da alcatra, o coração é o graúdo limpo”, descreve Aurio. Os espetinhos partem de R$ 6,00.
LEIA TAMBÉM > Matriz aposta em relação de amizade com público da Orla para fomentar o skate em Porto Alegre
Além do espaço comercial, o Churrasquinho D’Galeto e Gato conta com uma horta própria. Nela, são cultivadas plantas usadas no tempero dos espetinhos.