O espaço inspirado na região da Catalunha abrirá as portas na primeira quinzena de janeiro na Zona Sul

Restaurante inspirado em Barcelona é novidade na Floricultura Winge


O espaço inspirado na região da Catalunha abrirá as portas na primeira quinzena de janeiro na Zona Sul

É com a proposta de diminuir a distância entre Barcelona e Porto Alegre que o MoltBe, espaço de gastronomia inspirado na Catalunha, abrirá as portas. O negócio é comando por Roberta Duarte, Paola Cheiram, Fernando Quines e Leandro Bulsing e deve começar a operar na primeira quinzena de janeiro. Além da gastronomia típica, com foco nos embutidos e nos frutos do mar, o espaço trará referências da região na decoração e no som, já que uma rádio catalã tocará no espaço para aproximar o idioma dos frequentadores da Floricultura Winge. Moradores da Zona Sul, os sócios contam que a ideia surgiu a partir da liberação do ponto que, agora, abrigará o MoltBe. A casa, que fica logo na entrada da Floricultura Winge, negócio que opera desde 1896 em Porto Alegre, inspirou o quarteto para colocar o projeto em prática. “Minha filha está indo viajar para Barcelona. Um dia, estávamos tomando um café e vimos que o ponto estava liberado. Ficamos uns seis meses conversando com o Walter”, conta Fernando sobre o diálogo com Walter Luiz Winge, que comanda a floricultura. “Ele não queria nada que tirasse o barulho dos passarinhos. Queria algo que agregasse ao lugar, mas que não tirasse a personalidade, nada com muita muvuca”, conta. “É um orgulho fazer parte da história da floricultura”, define Roberta. Assim, surgiu a ideia de aproximar a zona sul de Porto Alegre da Catalunha, região querida por Fernando. “Morei em Barcelona, sempre gostei da cultura da Espanha em geral. Barcelona é uma cidade histórica e cultural”, diz Fernando. Assim, a esposa, Roberta, e o casal de amigos Paola e Leandro embarcaram na jornada com foco de incrementar o segmento gastronômico da Zona Sul. “Desde o início, sempre tivemos a ideia de fazer algo que a Zona Sul merecesse. Criar um espaço que fosse uma alternativa ao que temos aqui. A Zona Sul, hoje, é muito valorizada, as pessoas gostam de frequentar. Aqui tem um público que vai desde adolescente até o público mais velho. É um público que gosta de uma boa gastronomia, bom vinho”, diz Leandro.
É com a proposta de diminuir a distância entre Barcelona e Porto Alegre que o MoltBe, espaço de gastronomia inspirado na Catalunha, abrirá as portas. O negócio é comando por Roberta Duarte, Paola Cheiram, Fernando Quines e Leandro Bulsing e deve começar a operar na primeira quinzena de janeiro. Além da gastronomia típica, com foco nos embutidos e nos frutos do mar, o espaço trará referências da região na decoração e no som, já que uma rádio catalã tocará no espaço para aproximar o idioma dos frequentadores da Floricultura Winge.

Moradores da Zona Sul, os sócios contam que a ideia surgiu a partir da liberação do ponto que, agora, abrigará o MoltBe. A casa, que fica logo na entrada da Floricultura Winge, negócio que opera desde 1896 em Porto Alegre, inspirou o quarteto para colocar o projeto em prática. “Minha filha está indo viajar para Barcelona. Um dia, estávamos tomando um café e vimos que o ponto estava liberado. Ficamos uns seis meses conversando com o Walter”, conta Fernando sobre o diálogo com Walter Luiz Winge, que comanda a floricultura. “Ele não queria nada que tirasse o barulho dos passarinhos. Queria algo que agregasse ao lugar, mas que não tirasse a personalidade, nada com muita muvuca”, conta. “É um orgulho fazer parte da história da floricultura”, define Roberta.

Assim, surgiu a ideia de aproximar a zona sul de Porto Alegre da Catalunha, região querida por Fernando. “Morei em Barcelona, sempre gostei da cultura da Espanha em geral. Barcelona é uma cidade histórica e cultural”, diz Fernando. Assim, a esposa, Roberta, e o casal de amigos Paola e Leandro embarcaram na jornada com foco de incrementar o segmento gastronômico da Zona Sul. “Desde o início, sempre tivemos a ideia de fazer algo que a Zona Sul merecesse. Criar um espaço que fosse uma alternativa ao que temos aqui. A Zona Sul, hoje, é muito valorizada, as pessoas gostam de frequentar. Aqui tem um público que vai desde adolescente até o público mais velho. É um público que gosta de uma boa gastronomia, bom vinho”, diz Leandro.
LEIA TAMBÉM > LISTA: 19 novos restaurantes para conhecer em Porto Alegre

A inspiração catalã também se reflete no amor que os sócios têm pela Zona Sul. “MoltBe significa muito bom. Trouxemos esse nome por ter esse conceito que a Zona Sul é tudo de bom e achamos que MoltBe era uma forma de ligar a Zona Sul à Catalunha. A Zona Sul é tudo de molt be”, brinca Fernando, revelando que não é apenas no nome que o idioma catalão deve aparecer. “Vão ter quadros, mapas e estamos pensando em colocar uma rádio espanhola para ter a fala do catalão no espaço”, adianta.

Mas, claro, que as principais referências estarão no cardápio. A gastronomia típica espanhola está sendo desenvolvida pelo chef Gustavo Marques. “Ele é formado na Le Cordon Bleu e fez toda uma pesquisa. Ele também é apaixonado pela gastronomia espanhola”, conta Leandro. “O cardápio vai ser inspirado na cozinha catalã, que é uma culinária com muitos embutidos e frutos do mar. Vai ter tapas, batatas bravas, que é bem característica, o pão com tomate, que é um clássico”, completa Fernando. Ainda na parte gastronômica, os sócios planejam criar um evento mensal para que chefs com culinárias inspiradas em diferentes regiões do mundo sirvam suas receitas de paella, prato típico espanhol.

Uma das novidades propostas pela operação é o horário de funcionamento, já que a casa também irá abrir à noite. “Vai ser uma opção a mais na Zona Sul. Queremos que o pessoal venha para sentar, conversar”, projeta Roberta. Os sócios avaliam que, durante o dia, o público principal será o que já circula pelo espaço. Já à noite, o desafio é levar a clientela para o espaço de mais de 30 mil m² de área verde. “Aqui na Winge tem o café, a quadra de beach tenis. Imaginamos ser muito o happy hour, mas temos pratos que servem almoço e janta. Terça, quarta e quinta abriremos somente à noite, que vai ser uma novidade. Sexta, sábado e domingo abrimos o dia inteiro. Vai ter a questão do bar, mas queremos focar em restaurante”, explica Fernando. Para os sócios, operar à noite em um espaço cercado pela natureza será um diferencial. “Compramos a ideia de ter algo que no inspirasse. Achamos que a Catalunha, até as cores da bandeira, por serem muito vivas, combinam com esse local. Vai ser um espaço pensado em bem-estar, comer bem, beber bem, se sentir bem na Zona Sul”, projeta Leandro.