Uma história de sobrevivência. É assim que Priscilla Moraes Goulart Turski define a sua trajetória empreendedora. Desde 2020, ela comanda a Imperatriz Tortas na rua Alberto, nº 166, no bairro Rubem Berta.
Após passar anos apenas sonhando em abrir o próprio negócio, foi em março de 2020, uma semana antes do início da pandemia, que Priscilla deu o primeiro passo e entrou como sócia no negócio, onde, até então, trabalhava como funcionária. "Quando fechou tudo, vários fornecedores começaram a entrar em contato querendo saber se eu estava assumindo a empresa, porque tinha dívida aqui, dívida lá. Assumi uma empresa falida, em plena pandemia e sem experiência empreendendo", admite sobre o início do negócio, que não foi nada como o esperado.
LEIA TAMBÉM > Churrascaria vende 300 espetos por dia no bairro Rubem Berta
"Tiveram dias em que, ao mesmo tempo que eu queria que entrassem pedidos para poder faturar, não tinha dinheiro para comprar matéria-prima. Precisava priorizar os que pagassem à vista para entregar, pegar o dinheiro e ir comprar mais material para ter como fazer os outros pedidos", revela a empreendedora. Hoje, três anos depois, o cenário mudou. Mas, para isso, algumas atitudes foram necessárias, como a mudança de endereço da empresa de Cachoeirinha para o Rubem Berta, bairro onde Priscilla vive desde que nasceu.
Quando assumiu o negócio, o foco da marca era a venda de tortas para mercados, mas, com o tempo, Priscilla tem feito o esforço de direcionar as vendas diretamente para o consumidor final. "Sempre vivi aqui, então conheço todo mundo. Sempre frequentei a igreja com a minha mãe. Meu filho frequenta a escola aqui, rolam os aniversários dos coleguinhas, todas as mães me conhecem, então, todo mundo me liga, pede as tortas. São esses laços que fortalecem e me fazem continuar", afirma.
Para Priscilla, a relação de parceria entre os empreendedores é uma característica marcante do Rubem Berta. "Tem uma doceria aqui na rua de trás, tem uma doceira ótima aqui na avenida Mário Quintana, se eu não posso, se estou com a agenda cheia, indico sem problema nenhum, acho que tem espaço para todo mundo. Se tem espaço para o número de farmácias que está abrindo, tem espaço para todas as confeiteiras do bairro", brinca Priscilla, entre risos. "Empreender, para mim, é dar as mãos. É muito difícil e, sozinha, mais desafiador ainda, então é importante essa união", define.
LEIA TAMBÉM > Clínica de saúde e bem-estar para mulheres conquista clientela na zona norte de Porto Alegre
Hoje, ela é responsável por toda a produção da marca, colocando, literalmente, a mão na massa. "Já sabia tudo sobre a temperagem, receitas, toda a teoria, mas tinha muito medo da prática. Porém, quando assumi, tive que fazer, fui aprendendo tudo", conta Priscilla.
A Imperatriz Tortas ainda realiza pedidos para mercados, mas não pretende expandir a cartela de clientes desse formato. O foco, agora, é o consumidor final. "Vamos continuar com esses clientes que nos trouxeram até aqui, mas, para o futuro, o plano é focar mais em festas, em pessoas físicas", afirma. Um dos objetivos da empreendedora é abrir uma loja apenas para venda de itens à pronta-entrega. Priscilla ainda não sabe quando, mas já tem certeza do endereço.
"Muita gente fala em se mudar, abrir no Moinhos de Vento, mas eu não. Não pretendo sair daqui. Digo que quero abrir ali na Cohab, onde tem gente que faz festa, aniversário, encomenda aqueles bolos tipo colchão, um lugar com bastante fluxo de crianças", considera a empreendedora.
Recentemente, a marca também passou a vender docinhos e salgadinhos, no intuito de oferecer a festa completa para a clientela. São vários tamanhos de tortas e os valores variam de acordo com o sabor. A Imperatriz Tortas opera de segunda a sábado. Encomendas podem ser feitas pelo Instagram (@imperatriztortas) ou diretamente pelo WhatsApp (51) 99396-6790.